O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6327 "inscrito_id" => 16613 "titulo" => "O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA" "resumo" => "O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16613_TB6327_27102024194938.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INÁCIO SÉRGIO DE AZEVEDO NETO" "autor_nome_curto" => "INÁCIO" "autor_email" => "inacioazevedo1992@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6327 "inscrito_id" => 16613 "titulo" => "O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA" "resumo" => "O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16613_TB6327_27102024194938.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INÁCIO SÉRGIO DE AZEVEDO NETO" "autor_nome_curto" => "INÁCIO" "autor_email" => "inacioazevedo1992@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }