UTILIZAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES INTERATIVAS NO MICROSOFT POWERPOINT COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110058 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 7608 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES INTERATIVAS NO MICROSOFT POWERPOINT COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A educação apresenta constante evolução, desde suas novas descobertas e a busca diária por conhecimento, até as diferentes metodologias para a transmissão dos conteúdos presentes na atual grade curricular. No entanto, com o avanço das tecnologias, tem sido cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que estão sendo abordados em classe, diante do atrativo mundo da internet, jogos e redes sociais. Muitos educadores buscam novas alternativas que possibilitem a exposição de suas aulas de forma mais chamativa, consequentemente voltando a atenção dos alunos para o ambiente escolar, além de despertar seu interesse pela busca do conhecimento. Contudo, muitos professores não possuem acesso a equipamentos complexos e de alto custo, além de um conhecimento aprofundado na área de programação para a criação de tecnologias digitais no ensino. Portanto, este trabalho buscou conciliar materiais acessíveis e recursos atrativos, tendo como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Ciências no ensino fundamental, por meio de ilustrações interativas confeccionadas no software PowerPoint, um recurso da Microsoft voltado para a criação de apresentações e exposição de conteúdo. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas escolas do município de Barreirinhas - MA, tendo a participação de 29 voluntários na pesquisa, sendo 27 alunos, do nono ano do ensino fundamental, e 2 professoras. Com base nas considerações realizadas pelos alunos e professoras, pode-se constatar que o estudo obteve seu objetivo alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7608_TB1684_08042024181426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLAS OLIVEIRA MELO" "autor_nome_curto" => "NICOLAS" "autor_email" => "nicolasoliveiram3lo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110058 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 7608 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES INTERATIVAS NO MICROSOFT POWERPOINT COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A educação apresenta constante evolução, desde suas novas descobertas e a busca diária por conhecimento, até as diferentes metodologias para a transmissão dos conteúdos presentes na atual grade curricular. No entanto, com o avanço das tecnologias, tem sido cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que estão sendo abordados em classe, diante do atrativo mundo da internet, jogos e redes sociais. Muitos educadores buscam novas alternativas que possibilitem a exposição de suas aulas de forma mais chamativa, consequentemente voltando a atenção dos alunos para o ambiente escolar, além de despertar seu interesse pela busca do conhecimento. Contudo, muitos professores não possuem acesso a equipamentos complexos e de alto custo, além de um conhecimento aprofundado na área de programação para a criação de tecnologias digitais no ensino. Portanto, este trabalho buscou conciliar materiais acessíveis e recursos atrativos, tendo como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Ciências no ensino fundamental, por meio de ilustrações interativas confeccionadas no software PowerPoint, um recurso da Microsoft voltado para a criação de apresentações e exposição de conteúdo. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas escolas do município de Barreirinhas - MA, tendo a participação de 29 voluntários na pesquisa, sendo 27 alunos, do nono ano do ensino fundamental, e 2 professoras. Com base nas considerações realizadas pelos alunos e professoras, pode-se constatar que o estudo obteve seu objetivo alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7608_TB1684_08042024181426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLAS OLIVEIRA MELO" "autor_nome_curto" => "NICOLAS" "autor_email" => "nicolasoliveiram3lo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }