A educação apresenta constante evolução, desde suas novas descobertas e a busca diária por conhecimento, até as diferentes metodologias para a transmissão dos conteúdos presentes na atual grade curricular. No entanto, com o avanço das tecnologias, tem sido cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que estão sendo abordados em classe, diante do atrativo mundo da internet, jogos e redes sociais. Muitos educadores buscam novas alternativas que possibilitem a exposição de suas aulas de forma mais chamativa, consequentemente voltando a atenção dos alunos para o ambiente escolar, além de despertar seu interesse pela busca do conhecimento. Contudo, muitos professores não possuem acesso a equipamentos complexos e de alto custo, além de um conhecimento aprofundado na área de programação para a criação de tecnologias digitais no ensino. Portanto, este trabalho buscou conciliar materiais acessíveis e recursos atrativos, tendo como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Ciências no ensino fundamental, por meio de ilustrações interativas confeccionadas no software PowerPoint, um recurso da Microsoft voltado para a criação de apresentações e exposição de conteúdo. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas escolas do município de Barreirinhas - MA, tendo a participação de 29 voluntários na pesquisa, sendo 27 alunos, do nono ano do ensino fundamental, e 2 professoras. Com base nas considerações realizadas pelos alunos e professoras, pode-se constatar que o estudo obteve seu objetivo alcançado.