O presente trabalho buscou analisar a colonialidade desde sua origem até a atualidade, estando estreitamente associado a globalização trazendo o processo de padronização relações sociais baseadas no ideia de superioridade da Europa, ou do Norte Global, frente ao Sul Global. Buscou-se também associar essas problemáticas á Geografia, que se faz pelo estudo das relações sociais que se constituíram na formação territorial, cultural e econômica desses países, que mesmo após a suposta independência e o fim das relações entre as antigas colônias e metrópoles, essa influência e até mesmo dependência continua de forma adaptada e atualizada, antes pelo colonialismo agora se coloca como colonialidade, mostrando enquanto padrão social, econômico, político, cultural e educacional impedindo assim a singularidade de cada região, promovendo um processo excludente e egocêntrico que coloca metas e objetivos para alcançar o nível dos ditos países do Norte Global e “desenvolvidos” conseguiram chegar, o que torna impossível a disputa por igual com os países do Sul Global. Durante todo o trabalho a pesquisa bibliográfica foi utilizada para embasar as discussões, trazendo consigo a educação geográfica como instrumento fundamental na quebra de paradigmas e na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Promovendo uma visão mais ampla do mundo, levando e conta todas as dinâmicas e processos de formação territorial, cultural, política e econômica evidenciando portanto a ligação entre a colonialidade, a globalização e a educação geográfica.