Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA UTILIZAÇÃO NO CROCODILE CHEMISTRY EM UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Crocodile Chemistry é um software que se apresenta como um recurso didático digital importante para o ensino de Química, oferecendo simulações interativas e experimentos virtuais que permitem aos estudantes explorar conceitos químicos de forma prática e segura, além de proporcionar que visualizem e compreendam princípios e fenômenos químicos. No entanto, é importante que os professores utilizem uma abordagem teórica e metodológica de experimentação problematizadora/investigativa, de forma a superar o modelo empírico-indutivista (conhecido popularmente como receita de bolo), ainda muito utilizado em suas práticas. Nesse contexto, buscou-se analisar roteiros experimentais produzidos pelos licenciandos em Química para utilização no software Crocodile Chemistry, em uma perspectiva problematizadora, visando identificar quais os saberes pedagógicos e químicos presentes nesses roteiros. O estudo se caracteriza como qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, sendo realizado com dez licenciandos em Química de uma instituição pública do sudeste do Piauí. Os dados analisados consistiram em cinco roteiros experimentais, construídos em duplas, utilizando o conceito de experimentação problematizadora (amparada na dinâmica dos três momentos pedagógicos). As análises seguiram duas categorias: 1) Saberes químicos e 2) Saberes pedagógicos. Os resultados sinalizaram que, em termos de saberes pedagógicos, muitos estudantes tiveram dificuldades em formular os objetivos de aprendizagem, as questões para problematizar o roteiro no segundo momento pedagógico, como também não apresentaram novas situações problematizadoras no terceiro momento. Em relação aos saberes químicos, os licenciandos encontraram dificuldades na formulação de questões no primeiro momento e ausência de questões que servissem para problematizar os fenômenos observados na simulação no segundo momento. Apenas uma dupla apresentou situações problematizadoras para o 3º momento, mas ainda necessitava de reformulação. As ações oportunizaram momentos de reflexão durante as apresentações dos roteiros, oportunizando feedbacks necessários que colaboraram de forma construtiva para a formação dos futuros professores de Química no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

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