A implementação da gamificação na educação representa uma abordagem que incorpora elementos característicos de jogos para enriquecer o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente e motivador. O principal objetivo deste estudo é destacar como a gamificação, ao ser adotada como uma metodologia ativa, pode se revelar uma estratégia eficaz para envolver os estudantes no seu próprio processo de aprendizado. O presente trabalho adota uma abordagem quali-quantitativa, integrando aspectos tanto da pesquisa quantitativa quanto qualitativa para a análise de um fenômeno específico. A pesquisa foi conduzida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Professor Feliciano Rodrigues, localizada no distrito de Vila Nova, município de São João da Ponta–PA, tendo como foco uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados junto aos 17 estudantes participantes e analisados em busca de resultados significativos, visando promover o uso efetivo da metodologia ativa nas práticas de ensino. Além disso, o estudo buscou examinar as vantagens, desafios e impactos do emprego da gamificação na escola. No contexto educacional, as metodologias ativas são essenciais para diversificar os métodos de ensino, especialmente em face do cenário predominantemente tradicional, mesmo diante do avanço tecnológico atual. Ao explorar a gamificação, este trabalho pretende contribuir para uma compreensão mais aprofundada de como essa abordagem pode ser aplicada de maneira benéfica, promovendo não apenas a participação ativa dos alunos, mas também proporcionando uma experiência educacional mais dinâmica e habituada às demandas contemporâneas.