Neste trabalho enfatiza-se a prática docente embasada nos verbos: “Olhar, escutar e reconstruir” através da análise de uma aula com a temática “verbo” de uma professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Antônio Carlos situada no município de Caraúbas-RN. Os verbos supracitados “Olhar, escutar e reconstruir” foram utilizadas através de uma estratégia de formação que acontece em serviço, a sessão reflexiva. Por meio dessa prática formativa, pretende-se colaborar com a formação de profissionais críticos, que reflitam sobre suas práticas e sobre a aprendizagem de seus alunos. Existe uma relevância da aplicação destes três verbos no processo ensino e aprendizagem, sendo assim, da mesma forma que o docente deixa as suas impressões, o aluno também tem esta necessidade de protagonizar sua aprendizagem conforme Freire (1997). Nesse sentido, este estudo objetiva analisar uma aula de Português numa perspectiva colaborativa, que foi realizada através da análise dialógica de um corpus construído a partir de uma sessão reflexiva no grupo de pesquisa FORMAÇÃO – formação Continuada em colaboração da UFERSA - Campus Caraúbas. Para a construção deste estudo utilizamos Freire (1997), Nóvoa (2009), Tardif (2011). Como referência para a prática reflexiva apoiamo-nos em Zeichner (2008) e no conceito de Sessão Reflexiva, na perspectiva de Magalhães (2004, 2005) Ibiapina (2003), e Liberali (2009, 2012). Os dados produzidos foram organizados em torno de dois eixos: 1) Desafios e potencialidades da aula/temática em estudo; 2) Contribuições da sessão reflexiva para a formação profissional. Os resultados obtidos indicam que a sessão reflexiva é considerada uma prática formativa de grande relevância para o desenvolvimento profissional, pessoal, coletivo e que reverbera-se no processo de aprendizagem dos alunos.