Este trabalho foi desenvolvido sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a qual é a modalidade de ensino específica para adultos que por determinado tempo ou motivo pararam de estudar em algum período da trajetória escolar, tendo como consequência a distorção idade/série. A EJA é de grande importância para a sociedade, pois auxilia na formação escolar e social de seus alunos. Assim, tal trabalho tem como objetivo identificar quais os elementos da formação inicial se distanciam ou se materializam na prática pedagógica do professor de Biologia da EJA. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve como sujeitos participantes três docentes que ensinam Biologia na EJA em três escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI, na qual uma é de rede estadual e duas municipais. As informações foram construídas por meio de um questionário (Chizzotti, 2003) contendo questões abertas e fechadas e analisadas utilizando o método de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontaram que de um modo geral as professoras associam os aspectos teórico-metodológico aprendido na formação inicial em suas práticas pedagógicas, buscando fazer algumas adaptações quando possível. No entanto, sabendo que a EJA é um contexto educacional que apresenta suas particularidades, alguns elementos formativos se materializam na organização do trabalho pedagógico e outros se distanciam. Assim, este estudo traz contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA. Conclui-se que a falta de discussões sobre a EJA durante a formação inicial se materializa na prática pelo distanciamento dos aportes teórico-metodológicos, outro aspecto é a conservação de uma metodologia tradicional de ensino. Em relação aos elementos que se distanciam, destaca-se a preocupação com a inter-relação teoria e prática no planejamento docente e o interesse por uma formação cidadã.