Este trabalho relata atividades do programa Impulsionar na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS e seus impactos na aprendizagem dos estudantes. A execução do projeto piloto do Impulsionar foi realizada em parceria com a QUINTESSA, a Nova Escola, entre outros, durante os anos de 2022 e 2023 em cinco escolas. O objetivo do Impulsionar consistiu em apoiar no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano. Entre as ações do programa, destacam-se apoiar e orientar a diagnosticar as condições da rede e planejar a implementação de um modelo pedagógico para prevenção e redução de lacunas de aprendizagem; oferecer formação para equipe da secretaria, gestores e professores para apoiar no planejamento e na implementação de novas estratégias de ensino-aprendizagem; sistematizar os desafios e aprendizados da implementação das estratégias de prevenção e redução de lacunas de aprendizagem a partir da coleta de dados e monitoramento da implementação do programa. O programa acompanhou a aprendizagem dos estudantes, a partir de avaliações diagnósticas, relatórios de desenvolvimento de habilidades; construção da LAP (Lista de Aprendizagens Prioritárias), e formações de professores semanais. A partir das ações e resultado do desempenho dos estudantes, percebeu-se que o acompanhamento da aprendizagem é fundamental, pois identifica quais as habilidades foram desenvolvidas e quais precisam de mais atenção para serem consolidadas. Dessa forma, o professor consegue identificar as dificuldades, tomando-as como norte para pensar em estratégias que possam ser utilizadas para superar as lacunas. Também destacam-se as contribuições da formação continuada para que professores possam refletir sobre a sua prática, conhecer e vivenciar metodologias que possam ser utilizadas, bem como dialogar e compartilhar experiências com seus pares de forma coletiva, pensando estratégias que podem ser empregadas para superar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.