A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5315 "inscrito_id" => 10430 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O artigo explora a relevância da formação continuada de educadores para a inclusão efetiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Inicialmente, são abordados os fundamentos teóricos da educação inclusiva e as características do TEA, destacando a necessidade de um ensino adaptado às particularidades desses alunos. A legislação vigente e os princípios da inclusão são contextualizados para evidenciar o suporte normativo à prática inclusiva. A seguir, o foco recai sobre a formação continuada dos educadores. Discutem-se os conceitos e a importância da formação contínua, evidenciando os benefícios para a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. São analisados os desafios enfrentados na formação de professores, incluindo lacunas na formação inicial e barreiras estruturais nas escolas. São apresentados modelos de formação continuada eficazes, que utilizam metodologias ativas e colaborativas. As estratégias pedagógicas inclusivas são igualmente relevantes e citadas no texto. Assim, enfatiza-se a necessidade de adaptações curriculares e do desenvolvimento de Planos de Ensino Individualizados (PEIs), abordando métodos de ensino específicos para alunos com TEA, como o ensino estruturado e a análise do comportamento aplicada (ABA). Também se discute o papel da colaboração entre educadores, famílias e outros profissionais, bem como a importância da sensibilização de toda a comunidade escolar. Como conclusão, entende-se que a formação continuada é essencial para capacitar os educadores a promoverem uma educação inclusiva de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos com TEA e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10430_TB5315_10062024213811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE FERREIRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CILENE" "autor_email" => "cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5315 "inscrito_id" => 10430 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O artigo explora a relevância da formação continuada de educadores para a inclusão efetiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Inicialmente, são abordados os fundamentos teóricos da educação inclusiva e as características do TEA, destacando a necessidade de um ensino adaptado às particularidades desses alunos. A legislação vigente e os princípios da inclusão são contextualizados para evidenciar o suporte normativo à prática inclusiva. A seguir, o foco recai sobre a formação continuada dos educadores. Discutem-se os conceitos e a importância da formação contínua, evidenciando os benefícios para a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. São analisados os desafios enfrentados na formação de professores, incluindo lacunas na formação inicial e barreiras estruturais nas escolas. São apresentados modelos de formação continuada eficazes, que utilizam metodologias ativas e colaborativas. As estratégias pedagógicas inclusivas são igualmente relevantes e citadas no texto. Assim, enfatiza-se a necessidade de adaptações curriculares e do desenvolvimento de Planos de Ensino Individualizados (PEIs), abordando métodos de ensino específicos para alunos com TEA, como o ensino estruturado e a análise do comportamento aplicada (ABA). Também se discute o papel da colaboração entre educadores, famílias e outros profissionais, bem como a importância da sensibilização de toda a comunidade escolar. Como conclusão, entende-se que a formação continuada é essencial para capacitar os educadores a promoverem uma educação inclusiva de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos com TEA e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10430_TB5315_10062024213811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE FERREIRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CILENE" "autor_email" => "cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }