O trabalho visa compreender as percepções de professores sobre o novo ensino médio no Brasil, em destaque em Chapadinha, Maranhão, de suas expectativas, desafios, experiências e satisfação. Com o propósito de fornecendo insights para aprimorar a implementação da reforma e desenvolver práticas pedagógicas mais eficazes, justifica-se pela necessidade de adaptar às novas diretrizes curriculares e identificar lacunas entre teoria e prática. A abordagem metodológica utilizada foi um questionário avaliativo para coleta de dados acerca das visões de professores e alunos em relação ao novo ensino médio, o questionário foi aplicado nas escolas estaduais da cidade de Chapadinha-MA. O projeto coleta dados diversificados para avaliar a satisfação e percepção de eficácia da reforma, contribuindo para uma educação alinhada às demandas sociais e do mercado de trabalho. O estudo revelou opiniões diversas entre professores e alunos sobre o novo ensino médio no Brasil. Os professores destacaram a necessidade de formação continuada e dificuldades na integração interdisciplinar dos conteúdos. Alunos apreciaram a formação homologada ao mercado de trabalho, mas apontaram dificuldades de adaptação e falta de infraestrutura. A satisfação varia entre ambos os grupos. O estudo concluiu que é crucial considerar as realidades locais, fornece suporte contínuo aos professores, melhorar a infraestrutura escolar e adaptar as práticas pedagógicas.