DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E JOGOS EDUCACIONAIS EM FAB LAB PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111767 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4120 "inscrito_id" => 13263 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E JOGOS EDUCACIONAIS EM FAB LAB PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Durante os últimos dois anos, uma equipe de Fabers, profissionais especializados em gestão de Fab Labs, em colaboração com professores de matemática, pedagogos e estudantes, dedicou-se ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e jogos educacionais. O objetivo foi apoiar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das 142 escolas do SESI-SP em seu aprendizado de matemática. É importante destacar que essas tecnologias não se restringem a estudantes com transtornos ou deficiências. Utilizando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), as soluções pedagógicas foram concebidas com baixo custo e impacto positivo para todos os envolvidos. Este pôster visa compartilhar de forma gratuita essas alternativas de tecnologias assistivas, que podem ser construídas em qualquer ambiente maker escolar. A intenção é potencializar as aprendizagens matemáticas para todos os estudantes. O projeto também se destaca pela sua abordagem colaborativa e multidisciplinar, reunindo diferentes profissionais e estudantes em um esforço conjunto para melhorar a educação matemática. Além disso, busca disseminar práticas inclusivas e acessíveis, alinhadas com as demandas contemporâneas da educação. A avaliação dos resultados obtidos até o momento demonstra não apenas a viabilidade, mas também a eficácia dessas tecnologias assistivas, que têm o potencial de transformar significativamente a maneira como a matemática é ensinada e aprendida nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID13263_TB4120_19052024162923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO DE GODOY CAMARGO" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caio.camargo@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111767 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4120 "inscrito_id" => 13263 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E JOGOS EDUCACIONAIS EM FAB LAB PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Durante os últimos dois anos, uma equipe de Fabers, profissionais especializados em gestão de Fab Labs, em colaboração com professores de matemática, pedagogos e estudantes, dedicou-se ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e jogos educacionais. O objetivo foi apoiar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das 142 escolas do SESI-SP em seu aprendizado de matemática. É importante destacar que essas tecnologias não se restringem a estudantes com transtornos ou deficiências. Utilizando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), as soluções pedagógicas foram concebidas com baixo custo e impacto positivo para todos os envolvidos. Este pôster visa compartilhar de forma gratuita essas alternativas de tecnologias assistivas, que podem ser construídas em qualquer ambiente maker escolar. A intenção é potencializar as aprendizagens matemáticas para todos os estudantes. O projeto também se destaca pela sua abordagem colaborativa e multidisciplinar, reunindo diferentes profissionais e estudantes em um esforço conjunto para melhorar a educação matemática. Além disso, busca disseminar práticas inclusivas e acessíveis, alinhadas com as demandas contemporâneas da educação. A avaliação dos resultados obtidos até o momento demonstra não apenas a viabilidade, mas também a eficácia dessas tecnologias assistivas, que têm o potencial de transformar significativamente a maneira como a matemática é ensinada e aprendida nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID13263_TB4120_19052024162923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO DE GODOY CAMARGO" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caio.camargo@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }