Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

15 ANOS DO PARFOR: AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS REALIZADAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114624
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8220
    "inscrito_id" => 9627
    "titulo" => "15 ANOS DO PARFOR: AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS REALIZADAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL"
    "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em 2009 como parte de uma série de programas e projetos criados na década de 2000 voltados para a formação e qualificação de professores. Ao longo dos últimos 15 anos tivemos mais de 220 pesquisas realizadas em programas de pós-graduação pelo Brasil acerca do referido plano, o que nos levou a buscar entender o movimento dessas produções e seus conteúdos. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento acerca do que foi produzido em nível de pós-graduação strictu sensu sobre o Parfor entre 2009 e 2024, em programas de todas as áreas do conhecimento na região norte do país. Buscamos analisar quais os assuntos de maior prevalência nas produções e o movimento de crescimento e decréscimo de interesse sobre a temática ao longo dos 15 anos de existência do plano. A base de dados utilizada para a pesquisa foi o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, tendo como descritor o termo “Parfor”, tanto no título, quanto nos resumos e/ou palavras-chave das produções. O estudo mostra 33 produções que tem os desafios da formação de professores na região como foco central das pesquisas, apresentando abordagens teóricas e metodológicas diversas que contribuem para o entendimento do funcionamento e a materialização dessa política pública para a formação de professores no norte do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9627_TB8220_06082024145943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA PINTO DE ARAGÃO QUINTINO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "donnafernanda@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114624
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8220
    "inscrito_id" => 9627
    "titulo" => "15 ANOS DO PARFOR: AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS REALIZADAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL"
    "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em 2009 como parte de uma série de programas e projetos criados na década de 2000 voltados para a formação e qualificação de professores. Ao longo dos últimos 15 anos tivemos mais de 220 pesquisas realizadas em programas de pós-graduação pelo Brasil acerca do referido plano, o que nos levou a buscar entender o movimento dessas produções e seus conteúdos. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento acerca do que foi produzido em nível de pós-graduação strictu sensu sobre o Parfor entre 2009 e 2024, em programas de todas as áreas do conhecimento na região norte do país. Buscamos analisar quais os assuntos de maior prevalência nas produções e o movimento de crescimento e decréscimo de interesse sobre a temática ao longo dos 15 anos de existência do plano. A base de dados utilizada para a pesquisa foi o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, tendo como descritor o termo “Parfor”, tanto no título, quanto nos resumos e/ou palavras-chave das produções. O estudo mostra 33 produções que tem os desafios da formação de professores na região como foco central das pesquisas, apresentando abordagens teóricas e metodológicas diversas que contribuem para o entendimento do funcionamento e a materialização dessa política pública para a formação de professores no norte do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9627_TB8220_06082024145943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA PINTO DE ARAGÃO QUINTINO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "donnafernanda@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em 2009 como parte de uma série de programas e projetos criados na década de 2000 voltados para a formação e qualificação de professores. Ao longo dos últimos 15 anos tivemos mais de 220 pesquisas realizadas em programas de pós-graduação pelo Brasil acerca do referido plano, o que nos levou a buscar entender o movimento dessas produções e seus conteúdos. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento acerca do que foi produzido em nível de pós-graduação strictu sensu sobre o Parfor entre 2009 e 2024, em programas de todas as áreas do conhecimento na região norte do país. Buscamos analisar quais os assuntos de maior prevalência nas produções e o movimento de crescimento e decréscimo de interesse sobre a temática ao longo dos 15 anos de existência do plano. A base de dados utilizada para a pesquisa foi o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, tendo como descritor o termo “Parfor”, tanto no título, quanto nos resumos e/ou palavras-chave das produções. O estudo mostra 33 produções que tem os desafios da formação de professores na região como foco central das pesquisas, apresentando abordagens teóricas e metodológicas diversas que contribuem para o entendimento do funcionamento e a materialização dessa política pública para a formação de professores no norte do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.