O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em 2009 como parte de uma série de programas e projetos criados na década de 2000 voltados para a formação e qualificação de professores. Ao longo dos últimos 15 anos tivemos mais de 220 pesquisas realizadas em programas de pós-graduação pelo Brasil acerca do referido plano, o que nos levou a buscar entender o movimento dessas produções e seus conteúdos. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento acerca do que foi produzido em nível de pós-graduação strictu sensu sobre o Parfor entre 2009 e 2024, em programas de todas as áreas do conhecimento na região norte do país. Buscamos analisar quais os assuntos de maior prevalência nas produções e o movimento de crescimento e decréscimo de interesse sobre a temática ao longo dos 15 anos de existência do plano. A base de dados utilizada para a pesquisa foi o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, tendo como descritor o termo “Parfor”, tanto no título, quanto nos resumos e/ou palavras-chave das produções. O estudo mostra 33 produções que tem os desafios da formação de professores na região como foco central das pesquisas, apresentando abordagens teóricas e metodológicas diversas que contribuem para o entendimento do funcionamento e a materialização dessa política pública para a formação de professores no norte do país.