Este estudo investiga a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no ensino de inglês, explorando sua relação com os conceitos de multiletramentos e letramentos digitais. Com a crescente presença da IA na educação, ferramentas como tutores inteligentes e assistentes virtuais estão revolucionando a personalização e a adaptação do ensino. A pesquisa utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, analisando uma vasta gama de fontes acadêmicas e estudos de caso para identificar as principais tendências, benefícios e desafios da implementação da IA no contexto educacional. Essa abordagem permite uma compreensão abrangente de como essas tecnologias estão sendo empregadas para desenvolver competências multiletradas entre os alunos. Os resultados indicam que a IA pode enriquecer a criação de conteúdos multimodais e promover uma aprendizagem mais envolvente e adaptativa. No entanto, a implementação eficaz da IA enfrenta desafios significativos, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, formação contínua de professores e questões éticas relacionadas à privacidade dos dados. Embora a IA ofereça grandes oportunidades, o ambiente educacional ainda não reflete completamente a realidade digital contemporânea. Conclui-se que a integração de multiletramentos no currículo é essencial para preparar os alunos para um mundo em constante transformação. A utilização ética e inclusiva da IA pode proporcionar uma educação mais rica e ajustada às demandas da sociedade atual, requerendo colaboração entre educadores e formuladores de políticas para maximizar seus benefícios.