Dentro das disciplinas de ciências e biologia, o estudo de microbiologia é essencial para abordar questões de saúde, desempenhando um papel crucial na formação dos alunos ao oferecer uma compreensão fundamental dos microrganismos e de seus impactos na vida cotidiana. Nesse contexto, a BNCC propõe o acesso ao conhecimento científico por meio do letramento científico, utilizando abordagens diferenciadas que incentivam o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Dessa forma, o letramento científico em microbiologia pode habilitar os alunos a compreenderem conceitos de microbiologia sob uma ótica científica. Para alcançar essa compreensão, é essencial que os estudantes apliquem esse conhecimento de maneira prática em situações reais, o que fortalecerá ainda mais o entendimento. As aulas sobre microbiologia podem adotar diversas abordagens, portanto, neste projeto, a proposta foi explorar práticas experimentais e didáticas, como ferramenta nas aulas sobre bactérias, fungos e vírus. Com esse propósito, buscou-se aprimorar a aplicação das atividades práticas nos tópicos de microbiologia presentes na educação básica proporcionando aos alunos aulas modernizadas, que integrem tecnologia, recursos visuais e práticas interativas, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz. Tendo sido realizado por meio da elaboração de roteiros lúdicos e materiais diferenciados para aulas práticas tanto em laboratórios quanto em salas de aula, considerando que muitas escolas não têm acesso a laboratórios. Com base nessas aulas possibilitou-se uma melhor compreensão do papel dos microrganismos na natureza, na saúde humana e nas aplicações práticas, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno, bem como promovendo a divulgação científica.