DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113905 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7175 "inscrito_id" => 17951 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho trata da formação continuada de professores, com ênfase na adoção de metodologias ativas e na integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para aprimorar a prática educacional na educação básica, também visa identificar como esses elementos contribuem para melhorar a eficácia do ensino e enfrentar os desafios contemporâneos da educação A relevância deste estudo reside na necessidade crescente de adaptação dos educadores às demandas contemporâneas da educação, que exigem não apenas a aquisição de novos conhecimentos, mas também a habilidade de implementar práticas pedagógicas inovadoras que respondam às necessidades de uma sociedade em constante transformação.O. A pergunta central é: como a formação continuada, as metodologias ativas e as TDICs podem aprimorar a prática docente na educação básica? A metodologia empregada consiste em uma pesquisa bibliográfica, seguindo as orientações de Eco (2010) sobre procedimentos sistemáticos para a coleta e análise de informações. Através das plataformas Google Acadêmico e Scielo, foi realizada uma seleção criteriosa de literaturas relevantes, focando em autores como Araújo, Silva e Silva (2019), Bacich e Moran (2018), Jardilino e Araújo (2014), Gamboa (2013) e Santana et al. (2021), que discutem a formação de professores, metodologias ativas e o uso de TDICs. As conclusões do estudo destacam que a integração eficaz de metodologias ativas e TDICs na formação continuada de professores pode significativamente enriquecer a prática pedagógica, promovendo um ensino mais inclusivo e adaptativo. Adicionalmente, ressalta-se a necessidade de apoio institucional e políticas educacionais que fomentem a adoção dessas inovações pedagógicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17951_TB7175_26102024184948.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatimaferreira200955@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113905 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7175 "inscrito_id" => 17951 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho trata da formação continuada de professores, com ênfase na adoção de metodologias ativas e na integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para aprimorar a prática educacional na educação básica, também visa identificar como esses elementos contribuem para melhorar a eficácia do ensino e enfrentar os desafios contemporâneos da educação A relevância deste estudo reside na necessidade crescente de adaptação dos educadores às demandas contemporâneas da educação, que exigem não apenas a aquisição de novos conhecimentos, mas também a habilidade de implementar práticas pedagógicas inovadoras que respondam às necessidades de uma sociedade em constante transformação.O. A pergunta central é: como a formação continuada, as metodologias ativas e as TDICs podem aprimorar a prática docente na educação básica? A metodologia empregada consiste em uma pesquisa bibliográfica, seguindo as orientações de Eco (2010) sobre procedimentos sistemáticos para a coleta e análise de informações. Através das plataformas Google Acadêmico e Scielo, foi realizada uma seleção criteriosa de literaturas relevantes, focando em autores como Araújo, Silva e Silva (2019), Bacich e Moran (2018), Jardilino e Araújo (2014), Gamboa (2013) e Santana et al. (2021), que discutem a formação de professores, metodologias ativas e o uso de TDICs. As conclusões do estudo destacam que a integração eficaz de metodologias ativas e TDICs na formação continuada de professores pode significativamente enriquecer a prática pedagógica, promovendo um ensino mais inclusivo e adaptativo. Adicionalmente, ressalta-se a necessidade de apoio institucional e políticas educacionais que fomentem a adoção dessas inovações pedagógicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17951_TB7175_26102024184948.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatimaferreira200955@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }