Este trabalho trata da formação continuada de professores, com ênfase na adoção de metodologias ativas e na integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para aprimorar a prática educacional na educação básica, também visa identificar como esses elementos contribuem para melhorar a eficácia do ensino e enfrentar os desafios contemporâneos da educação A relevância deste estudo reside na necessidade crescente de adaptação dos educadores às demandas contemporâneas da educação, que exigem não apenas a aquisição de novos conhecimentos, mas também a habilidade de implementar práticas pedagógicas inovadoras que respondam às necessidades de uma sociedade em constante transformação.O. A pergunta central é: como a formação continuada, as metodologias ativas e as TDICs podem aprimorar a prática docente na educação básica? A metodologia empregada consiste em uma pesquisa bibliográfica, seguindo as orientações de Eco (2010) sobre procedimentos sistemáticos para a coleta e análise de informações. Através das plataformas Google Acadêmico e Scielo, foi realizada uma seleção criteriosa de literaturas relevantes, focando em autores como Araújo, Silva e Silva (2019), Bacich e Moran (2018), Jardilino e Araújo (2014), Gamboa (2013) e Santana et al. (2021), que discutem a formação de professores, metodologias ativas e o uso de TDICs. As conclusões do estudo destacam que a integração eficaz de metodologias ativas e TDICs na formação continuada de professores pode significativamente enriquecer a prática pedagógica, promovendo um ensino mais inclusivo e adaptativo. Adicionalmente, ressalta-se a necessidade de apoio institucional e políticas educacionais que fomentem a adoção dessas inovações pedagógicas