A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5047 "inscrito_id" => 14387 "titulo" => "A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior (BRASIL). A prova de caráter interdisciplinar e contextualizada exige dos estudantes conhecimentos para além de fórmulas e conceitos decorados (RODRIGUES, 2013). Esse trabalho tem como objetivo relatar a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o ENEM, a partir do projeto de intervenção “ENEM Interestelar” elaborado e efetivado no âmbito do PIBID. O projeto incluiu três módulos com quatro aulas de 60 minutos cada: “Astronomia pré\x02telescópio”, “Astros e objetos astronômicos” e “Exploração Espacial”. Cada módulo contou com uma aula voltada para uma visão geral do conteúdo a ser estudado, seguida de duas aulas práticas com questões do Enem e encerrava com um debate fundamentado. A evolução do conhecimento dos alunos foi monitorada por questionários e um diário de campo. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos valorizavam a astronomia, mas não compreendiam o assunto. Demonstrou também que eles haviam compreendido e apreendido conceitos fundamentais de astronomia. De forma ampla, avaliamos que o projeto melhorou a capacidade dos alunos de resolver questões interdisciplinares trazidas nas provas do Enem, aumentando seus conhecimentos relacionados a astronomia e desenvolvendo habilidades de reflexão e argumentação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14387_TB5047_27102024151258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN PABLO COSTA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jean.pablo.costa08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5047 "inscrito_id" => 14387 "titulo" => "A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior (BRASIL). A prova de caráter interdisciplinar e contextualizada exige dos estudantes conhecimentos para além de fórmulas e conceitos decorados (RODRIGUES, 2013). Esse trabalho tem como objetivo relatar a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o ENEM, a partir do projeto de intervenção “ENEM Interestelar” elaborado e efetivado no âmbito do PIBID. O projeto incluiu três módulos com quatro aulas de 60 minutos cada: “Astronomia pré\x02telescópio”, “Astros e objetos astronômicos” e “Exploração Espacial”. Cada módulo contou com uma aula voltada para uma visão geral do conteúdo a ser estudado, seguida de duas aulas práticas com questões do Enem e encerrava com um debate fundamentado. A evolução do conhecimento dos alunos foi monitorada por questionários e um diário de campo. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos valorizavam a astronomia, mas não compreendiam o assunto. Demonstrou também que eles haviam compreendido e apreendido conceitos fundamentais de astronomia. De forma ampla, avaliamos que o projeto melhorou a capacidade dos alunos de resolver questões interdisciplinares trazidas nas provas do Enem, aumentando seus conhecimentos relacionados a astronomia e desenvolvendo habilidades de reflexão e argumentação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14387_TB5047_27102024151258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN PABLO COSTA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jean.pablo.costa08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }