Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112425
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5047
    "inscrito_id" => 14387
    "titulo" => "A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior (BRASIL). A prova de caráter interdisciplinar e contextualizada exige dos estudantes conhecimentos para além de fórmulas e conceitos decorados (RODRIGUES, 2013). Esse trabalho tem como objetivo relatar a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o ENEM, a partir do projeto de intervenção “ENEM Interestelar” elaborado e efetivado no âmbito do PIBID. O projeto incluiu três módulos com quatro aulas de 60 minutos cada: “Astronomia pré\x02telescópio”, “Astros e objetos astronômicos” e “Exploração Espacial”. Cada módulo contou com uma aula voltada para uma visão geral do conteúdo a ser estudado, seguida de duas aulas práticas com questões do Enem e encerrava com um debate fundamentado. A evolução do conhecimento dos alunos foi monitorada por questionários e um diário de campo. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos valorizavam a astronomia, mas não compreendiam o assunto. Demonstrou também que eles haviam compreendido e apreendido conceitos fundamentais de astronomia. De forma ampla, avaliamos que o projeto melhorou a capacidade dos alunos de resolver questões interdisciplinares trazidas nas provas do Enem, aumentando seus conhecimentos relacionados a astronomia e desenvolvendo habilidades de reflexão e argumentação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14387_TB5047_27102024151258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN PABLO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jean.pablo.costa08@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112425
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5047
    "inscrito_id" => 14387
    "titulo" => "A PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ATRÁVES DA ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior (BRASIL). A prova de caráter interdisciplinar e contextualizada exige dos estudantes conhecimentos para além de fórmulas e conceitos decorados (RODRIGUES, 2013). Esse trabalho tem como objetivo relatar a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o ENEM, a partir do projeto de intervenção “ENEM Interestelar” elaborado e efetivado no âmbito do PIBID. O projeto incluiu três módulos com quatro aulas de 60 minutos cada: “Astronomia pré\x02telescópio”, “Astros e objetos astronômicos” e “Exploração Espacial”. Cada módulo contou com uma aula voltada para uma visão geral do conteúdo a ser estudado, seguida de duas aulas práticas com questões do Enem e encerrava com um debate fundamentado. A evolução do conhecimento dos alunos foi monitorada por questionários e um diário de campo. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos valorizavam a astronomia, mas não compreendiam o assunto. Demonstrou também que eles haviam compreendido e apreendido conceitos fundamentais de astronomia. De forma ampla, avaliamos que o projeto melhorou a capacidade dos alunos de resolver questões interdisciplinares trazidas nas provas do Enem, aumentando seus conhecimentos relacionados a astronomia e desenvolvendo habilidades de reflexão e argumentação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14387_TB5047_27102024151258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN PABLO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jean.pablo.costa08@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior (BRASIL). A prova de caráter interdisciplinar e contextualizada exige dos estudantes conhecimentos para além de fórmulas e conceitos decorados (RODRIGUES, 2013). Esse trabalho tem como objetivo relatar a preparação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o ENEM, a partir do projeto de intervenção “ENEM Interestelar” elaborado e efetivado no âmbito do PIBID. O projeto incluiu três módulos com quatro aulas de 60 minutos cada: “Astronomia prételescópio”, “Astros e objetos astronômicos” e “Exploração Espacial”. Cada módulo contou com uma aula voltada para uma visão geral do conteúdo a ser estudado, seguida de duas aulas práticas com questões do Enem e encerrava com um debate fundamentado. A evolução do conhecimento dos alunos foi monitorada por questionários e um diário de campo. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos valorizavam a astronomia, mas não compreendiam o assunto. Demonstrou também que eles haviam compreendido e apreendido conceitos fundamentais de astronomia. De forma ampla, avaliamos que o projeto melhorou a capacidade dos alunos de resolver questões interdisciplinares trazidas nas provas do Enem, aumentando seus conhecimentos relacionados a astronomia e desenvolvendo habilidades de reflexão e argumentação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.