O currículo do Novo Ensino Médio é uma realidade no país inteiro, contudo apesar das urgências e das exigências para sua implementação, o Estado não fornece todos os recursos necessários para que o professor ministre suas aulas. Essa situação se reflete no currículo do estado de Pernambuco, que propõe diversas unidades curriculares para a Trilha de Línguas e Culturas de Mundo, entretanto nota-se uma dificuldade relacionada aos materiais disponíveis para o desenvolvimento e aplicabilidade das trilhas e consequentemente das unidades que as formam. Na unidade “Histórias em Quadrinhos e Cientirinhas” há uma proposta de trabalho com o gênero a partir de uma perspectiva de análise crítica bem como de construção prática do gênero supracitado, entretanto, como outras unidades didáticas da trilha, não há disponibilidade de material suficiente e/ou organizado para que o professor ministre suas aulas. Nesse sentido, nos propomos nessa pesquisa a elaborar uma sugestão didática para o ensino dessa unidade nas salas de aula do segundo ano médio que englobe tanto o estudo do gênero quanto a sua produção, tomando como parâmetro as relações estabelecidas na própria escola, entre professores, alunos, espaço, filosofias educacionais etc. A proposta de produção, por sua vez, gira em torno da ideia bem como do conceito de herói. Dessa forma, sugerimos aos estudantes que criem um herói inspirado na escola em que estudam para que resolva problemas da própria.