O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, o desenvolvimento do processo de leitura na educação infantil de forma lúdica. A leitura não deve ser uma coisa chata e obrigatória, muito pelo contrário a leitura deve trazer prazer e satisfação dos alunos despertando interesse e cabe a nós educadores estimular esse sentimento, não apenas decorar os símbolos linguísticos sem entender os seus significados. Através da metodologia de pesquisas bibliográfica e campo desenvolvemos atividades envolvendo diferentes tipos de textos que estão presentes no nosso cotidiano, trazendo para o dia a dia do aluno e assim facilitando sua percepção com intuito de ajudar os assistidos a desenvolver sua capacidade de compreender o processo de leitura. Para realizarmos nosso trabalho idealizamos visitas à escola da rede municipal de Ensino de Gurinhém- PB. Mergulhamos nos teóricos que pesquisam a temática e como eles se intensificam dia a dia nesse contexto com suas visões e reflexões sobre o tema. Para fundamentar tais questões traremos os seguintes teóricos Dalvi, Petit, Piaget, Vigotsky e Paulo Freire. O estudo justifica-se diante de uma avaliação feita com o público alvo que são alunos da educação infantil no sentido de minimizar as dificuldades relacionadas a leitura e o gosto pela mesma para o seu desenvolvimento nesse mundo letrado. Com a importância de que os docentes tenham a compreensão que a prática didática com a leitura na educação básica é uma porta de entrada da criança no mundo real. Constatamos então, como resultados que é possível discutir, pesquisar a leitura na escola, de forma divertida, pois a mesma tem relevância no contexto atual da educação garantindo assim uma aprendizagem mais significativa e esclarecedora.