CONHECENDO A MAGIA DA LEITURA DE FORMA DIVERTIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112840 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "CONHECENDO A MAGIA DA LEITURA DE FORMA DIVERTIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, o desenvolvimento do processo de leitura na educação infantil de forma lúdica. A leitura não deve ser uma coisa chata e obrigatória, muito pelo contrário a leitura deve trazer prazer e satisfação dos alunos despertando interesse e cabe a nós educadores estimular esse sentimento, não apenas decorar os símbolos linguísticos sem entender os seus significados. Através da metodologia de pesquisas bibliográfica e campo desenvolvemos atividades envolvendo diferentes tipos de textos que estão presentes no nosso cotidiano, trazendo para o dia a dia do aluno e assim facilitando sua percepção com intuito de ajudar os assistidos a desenvolver sua capacidade de compreender o processo de leitura. Para realizarmos nosso trabalho idealizamos visitas à escola da rede municipal de Ensino de Gurinhém- PB. Mergulhamos nos teóricos que pesquisam a temática e como eles se intensificam dia a dia nesse contexto com suas visões e reflexões sobre o tema. Para fundamentar tais questões traremos os seguintes teóricos Dalvi, Petit, Piaget, Vigotsky e Paulo Freire. O estudo justifica-se diante de uma avaliação feita com o público alvo que são alunos da educação infantil no sentido de minimizar as dificuldades relacionadas a leitura e o gosto pela mesma para o seu desenvolvimento nesse mundo letrado. Com a importância de que os docentes tenham a compreensão que a prática didática com a leitura na educação básica é uma porta de entrada da criança no mundo real. Constatamos então, como resultados que é possível discutir, pesquisar a leitura na escola, de forma divertida, pois a mesma tem relevância no contexto atual da educação garantindo assim uma aprendizagem mais significativa e esclarecedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1898_TB5640_26102024204926.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "justinoelisangela65@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112840 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "CONHECENDO A MAGIA DA LEITURA DE FORMA DIVERTIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, o desenvolvimento do processo de leitura na educação infantil de forma lúdica. A leitura não deve ser uma coisa chata e obrigatória, muito pelo contrário a leitura deve trazer prazer e satisfação dos alunos despertando interesse e cabe a nós educadores estimular esse sentimento, não apenas decorar os símbolos linguísticos sem entender os seus significados. Através da metodologia de pesquisas bibliográfica e campo desenvolvemos atividades envolvendo diferentes tipos de textos que estão presentes no nosso cotidiano, trazendo para o dia a dia do aluno e assim facilitando sua percepção com intuito de ajudar os assistidos a desenvolver sua capacidade de compreender o processo de leitura. Para realizarmos nosso trabalho idealizamos visitas à escola da rede municipal de Ensino de Gurinhém- PB. Mergulhamos nos teóricos que pesquisam a temática e como eles se intensificam dia a dia nesse contexto com suas visões e reflexões sobre o tema. Para fundamentar tais questões traremos os seguintes teóricos Dalvi, Petit, Piaget, Vigotsky e Paulo Freire. O estudo justifica-se diante de uma avaliação feita com o público alvo que são alunos da educação infantil no sentido de minimizar as dificuldades relacionadas a leitura e o gosto pela mesma para o seu desenvolvimento nesse mundo letrado. Com a importância de que os docentes tenham a compreensão que a prática didática com a leitura na educação básica é uma porta de entrada da criança no mundo real. Constatamos então, como resultados que é possível discutir, pesquisar a leitura na escola, de forma divertida, pois a mesma tem relevância no contexto atual da educação garantindo assim uma aprendizagem mais significativa e esclarecedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1898_TB5640_26102024204926.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "justinoelisangela65@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }