Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS POTENCIALIDADES DO PROJETO DE ENSINO INTEGRADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE TURMAS DE DOIS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111350
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3485
    "inscrito_id" => 10945
    "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DO PROJETO DE ENSINO INTEGRADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE TURMAS DE DOIS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA"
    "resumo" => "Esta proposta busca, por meio de um relato de experiência, compreender as potencialidades de integração entre turmas de diferentes campi do Instituto Federal de Roraima em um projeto de ensino integrado. No campus Boa Vista Zona Oeste, a turma do curso técnico integrado ao ensino médio de Publicidade ficará responsável por criar os materiais publicitários de divulgação dos projetos de horta e galinheiro da turma do ensino técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária do campus Amajari, ambas turmas de Ensino Médio. Esta é uma proposta pioneira de integração entre os campi, que distam 160 km entre si, em que mais de 5 professores integrarão suas atividades para que cada curso possa explorar suas necessidades. Enquanto os discentes de Publicidade colocarão em prática suas habilidades para criar e divulgar conteúdos aprendidos nas disciplinas do curso, os de Agropecuária terão que explicar tecnicamente seus projetos para que esses materiais possam ser produzidos. As turmas realizarão uma visita técnica cada uma no campus da outra turma, discutindo o projeto por meio de reuniões. De tal modo, cumprem-se os objetivos de ambos os cursos ao gerar autonomia para que os próprios discentes defendam seus interesses, exercitem seus aprendizados e aprendam a negociar e conviver uns com os outros. Por meio da observação participante os autores observarão o desempenho dos estudantes para aferir os resultados da atividade para ambas as turmas. Espera-se, como resultado, que os discentes tenham maior envolvimento com as tarefas, interesse na execução das atividades, conheçam a realidade de um outro campus e que os resultados avaliativos sejam positivos, no sentido da obtenção de média no bimestre da atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10945_TB3485_27102024233820.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LOPES RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.resende@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111350
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3485
    "inscrito_id" => 10945
    "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DO PROJETO DE ENSINO INTEGRADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE TURMAS DE DOIS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA"
    "resumo" => "Esta proposta busca, por meio de um relato de experiência, compreender as potencialidades de integração entre turmas de diferentes campi do Instituto Federal de Roraima em um projeto de ensino integrado. No campus Boa Vista Zona Oeste, a turma do curso técnico integrado ao ensino médio de Publicidade ficará responsável por criar os materiais publicitários de divulgação dos projetos de horta e galinheiro da turma do ensino técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária do campus Amajari, ambas turmas de Ensino Médio. Esta é uma proposta pioneira de integração entre os campi, que distam 160 km entre si, em que mais de 5 professores integrarão suas atividades para que cada curso possa explorar suas necessidades. Enquanto os discentes de Publicidade colocarão em prática suas habilidades para criar e divulgar conteúdos aprendidos nas disciplinas do curso, os de Agropecuária terão que explicar tecnicamente seus projetos para que esses materiais possam ser produzidos. As turmas realizarão uma visita técnica cada uma no campus da outra turma, discutindo o projeto por meio de reuniões. De tal modo, cumprem-se os objetivos de ambos os cursos ao gerar autonomia para que os próprios discentes defendam seus interesses, exercitem seus aprendizados e aprendam a negociar e conviver uns com os outros. Por meio da observação participante os autores observarão o desempenho dos estudantes para aferir os resultados da atividade para ambas as turmas. Espera-se, como resultado, que os discentes tenham maior envolvimento com as tarefas, interesse na execução das atividades, conheçam a realidade de um outro campus e que os resultados avaliativos sejam positivos, no sentido da obtenção de média no bimestre da atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10945_TB3485_27102024233820.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LOPES RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.resende@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta proposta busca, por meio de um relato de experiência, compreender as potencialidades de integração entre turmas de diferentes campi do Instituto Federal de Roraima em um projeto de ensino integrado. No campus Boa Vista Zona Oeste, a turma do curso técnico integrado ao ensino médio de Publicidade ficará responsável por criar os materiais publicitários de divulgação dos projetos de horta e galinheiro da turma do ensino técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária do campus Amajari, ambas turmas de Ensino Médio. Esta é uma proposta pioneira de integração entre os campi, que distam 160 km entre si, em que mais de 5 professores integrarão suas atividades para que cada curso possa explorar suas necessidades. Enquanto os discentes de Publicidade colocarão em prática suas habilidades para criar e divulgar conteúdos aprendidos nas disciplinas do curso, os de Agropecuária terão que explicar tecnicamente seus projetos para que esses materiais possam ser produzidos. As turmas realizarão uma visita técnica cada uma no campus da outra turma, discutindo o projeto por meio de reuniões. De tal modo, cumprem-se os objetivos de ambos os cursos ao gerar autonomia para que os próprios discentes defendam seus interesses, exercitem seus aprendizados e aprendam a negociar e conviver uns com os outros. Por meio da observação participante os autores observarão o desempenho dos estudantes para aferir os resultados da atividade para ambas as turmas. Espera-se, como resultado, que os discentes tenham maior envolvimento com as tarefas, interesse na execução das atividades, conheçam a realidade de um outro campus e que os resultados avaliativos sejam positivos, no sentido da obtenção de média no bimestre da atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.