O presente trabalho objetivou identificar e analisar o MAIS INTEGRAL enquanto ação estratégica desenvolvida pelo Governo do Estado do Maranhão para operacionalização da Política de Educação Integral em regime de colaboração com as redes municipais de ensino. Nesse contexto, a presente proposta se apresenta como alternativa para análise do percurso formativo docente e da produção de material didático de suporte disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Maranhão às equipes escolares dos Centros de Educação integral em Tempo Integral Mais Integral. A análise desse processo de implantação do modelo institucional adotado nas Unidades Mais Integral (UMI) e sua reformulação para adaptação à nova legislação do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal em 2023 (Lei n°14.540/2023) foi objeto do presente trabalho. Para fins metodológicos, optou-se por uma pesquisa documental a partir dos referenciais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação às equipes escolares da UMI’s durante a implantação no período de 2021 a 2023. Corroborou, ainda, para o presente trabalho o levantamento de dados a partir de entrevistas com participantes da equipe de implantação no SEDUC e escola, com tratamento dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, escolheu-se o método histórico como método de procedimento investigativo, o que deu aporte para conhecer o percurso adotado pela Coordenação Estadual Mais Integral no processo de construção do Modelo Institucional para fortalecimento da Política de Educação Integral no estado. O tipo de pesquisa ou método de procedimento que se desenvolveu nesta investigação foi o Estudo de Caso na unidades integrantes da primeira etapa de implantação e posteriormente complementado por uma pesquisa bibliográfica direcionada aos manuais e diretrizes formulados pela equipe técnica da SEDUC voltados ao tema. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os técnicos da SEDUC, equipe de implantação Mais Integral municipal e docentes das Unidades Mais Integral que integraram o projeto piloto de implantação no período.