Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO: APRENDENDO BRINCANDO, GERAÇÃO ALFA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114395
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7873
    "inscrito_id" => 18740
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO: APRENDENDO BRINCANDO, GERAÇÃO ALFA"
    "resumo" => "A escola integral é uma modalidade de ensino que oferece uma jornada escolar mais ampla e diversificada para os alunos, integrando atividades educativas, culturais, esportivas e sociais em um único ambiente. A modalidade tem como base as disciplinas diversificadas que trazem inovação. "Ao oferecer disciplinas diversificadas, as escolas proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, contribuindo para uma formação integral e ampla, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo." - UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sendo assim o município de Araçoiaba vem adotando a modalidade tanto nos anos iniciais como nos finais, usando assim disciplinas diversificadas para contribuir também na leitura e letramento dos alunos. O município percebeu diante de um diagnóstico feito na Rede Municipal de Ensino, algumas dificuldades nos alunos, dentre elas: leitura, escrita, interpretação de textos e operações fundamentais. Fazendo-se necessário a elaboração de um projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. No contexto atual, as tecnologias digitais têm se mostrado recursos poderosos para o processo educativo, especialmente no ensino fundamental, onde a alfabetização é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste projeto, exploramos como os jogos educativos em tablets podem ser eficazes na promoção da alfabetização infantil, tornando o aprendizado mais interativo e envolvente. Iniciamos o projeto de intervenção com a sala Google, onde os alunos tem como recurso o uso do tablet onde os jogos/atividades são divididos por níveis de escrita na área de língua portuguesa. Os jogos ainda incluem as operações básicas de matemática e o ensino da Língua Brasileira de Libras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18740_TB7873_02082024083500.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁBILA MANUELA"
    "autor_nome_curto" => "DÁBILA"
    "autor_email" => "profdabila@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114395
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7873
    "inscrito_id" => 18740
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO: APRENDENDO BRINCANDO, GERAÇÃO ALFA"
    "resumo" => "A escola integral é uma modalidade de ensino que oferece uma jornada escolar mais ampla e diversificada para os alunos, integrando atividades educativas, culturais, esportivas e sociais em um único ambiente. A modalidade tem como base as disciplinas diversificadas que trazem inovação. "Ao oferecer disciplinas diversificadas, as escolas proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, contribuindo para uma formação integral e ampla, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo." - UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sendo assim o município de Araçoiaba vem adotando a modalidade tanto nos anos iniciais como nos finais, usando assim disciplinas diversificadas para contribuir também na leitura e letramento dos alunos. O município percebeu diante de um diagnóstico feito na Rede Municipal de Ensino, algumas dificuldades nos alunos, dentre elas: leitura, escrita, interpretação de textos e operações fundamentais. Fazendo-se necessário a elaboração de um projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. No contexto atual, as tecnologias digitais têm se mostrado recursos poderosos para o processo educativo, especialmente no ensino fundamental, onde a alfabetização é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste projeto, exploramos como os jogos educativos em tablets podem ser eficazes na promoção da alfabetização infantil, tornando o aprendizado mais interativo e envolvente. Iniciamos o projeto de intervenção com a sala Google, onde os alunos tem como recurso o uso do tablet onde os jogos/atividades são divididos por níveis de escrita na área de língua portuguesa. Os jogos ainda incluem as operações básicas de matemática e o ensino da Língua Brasileira de Libras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18740_TB7873_02082024083500.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁBILA MANUELA"
    "autor_nome_curto" => "DÁBILA"
    "autor_email" => "profdabila@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola integral é uma modalidade de ensino que oferece uma jornada escolar mais ampla e diversificada para os alunos, integrando atividades educativas, culturais, esportivas e sociais em um único ambiente. A modalidade tem como base as disciplinas diversificadas que trazem inovação. "Ao oferecer disciplinas diversificadas, as escolas proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, contribuindo para uma formação integral e ampla, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo." - UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sendo assim o município de Araçoiaba vem adotando a modalidade tanto nos anos iniciais como nos finais, usando assim disciplinas diversificadas para contribuir também na leitura e letramento dos alunos. O município percebeu diante de um diagnóstico feito na Rede Municipal de Ensino, algumas dificuldades nos alunos, dentre elas: leitura, escrita, interpretação de textos e operações fundamentais. Fazendo-se necessário a elaboração de um projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. No contexto atual, as tecnologias digitais têm se mostrado recursos poderosos para o processo educativo, especialmente no ensino fundamental, onde a alfabetização é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste projeto, exploramos como os jogos educativos em tablets podem ser eficazes na promoção da alfabetização infantil, tornando o aprendizado mais interativo e envolvente. Iniciamos o projeto de intervenção com a sala Google, onde os alunos tem como recurso o uso do tablet onde os jogos/atividades são divididos por níveis de escrita na área de língua portuguesa. Os jogos ainda incluem as operações básicas de matemática e o ensino da Língua Brasileira de Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.