MULHERES, ESCRITA E EXISTÊNCIA CONTRIBUIÇÕES PARA IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112280 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4842 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => "MULHERES, ESCRITA E EXISTÊNCIA CONTRIBUIÇÕES PARA IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação relacionada ao problema do “machismo” em uma escola de ensino médio. Tendo como ponto de partida os pontos de fragilidade identificados na escola, bem como a percepção de um currículo de filosofia que, muitas vezes, se orienta a partir da tradição ocidental, comumente aceita e disseminada como uma filosofia única, grega, e, consequentemente, excludente. Pensou-se então em um projeto na qual abrangesse as contribuições de pensadoras femininas -e negras-, em especial Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, bel hooks e Ângela Davis, na tentativa de descolonizar um currículo de filosofia e apresentar possibilidades de novas reflexões e inspirações para estudantes do ensino médio. Durante as aulas expositivas, foi possível perceber o “estranhamento” de alguns estudantes de sexo masculino a respeito da temática, estranhamento esse derivado da deturpação do termo “feminismo”, bem como da ideia de que a pauta feminista é exclusiva das mulheres. Durante as discussões e a partir das obras das pensadoras trabalhadas, pode-se demonstrar aos estudantes a importância da luta feminista por todos, fazendo-os perceber que a luta por igualdade de gênero é de todos. Apesar da escola ser um ambiente do conhecimento e da reflexão, ela não está isenta de presenciar muitos casos de machismo (e racismo) e outras práticas que ferem a integridade e/ou existência de outrem. Neste sentido, o trabalho se apresentou como uma urgência e uma possibilidade em alinhar proposta e a resolução de um problema real, tendo em vista também o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC. Pode-se perceber, com o desenvolvimento do projeto, a mudança de postura, vocabulário e análise dos estudantes a respeito de várias práticas/pensamentos que antes também alegaram contribuir. Trabalhar igualdade de gênero no Ensino Médio trouxe alguns desafios e muitas superações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5238_TB4842_27102024220620.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112280 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4842 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => "MULHERES, ESCRITA E EXISTÊNCIA CONTRIBUIÇÕES PARA IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação relacionada ao problema do “machismo” em uma escola de ensino médio. Tendo como ponto de partida os pontos de fragilidade identificados na escola, bem como a percepção de um currículo de filosofia que, muitas vezes, se orienta a partir da tradição ocidental, comumente aceita e disseminada como uma filosofia única, grega, e, consequentemente, excludente. Pensou-se então em um projeto na qual abrangesse as contribuições de pensadoras femininas -e negras-, em especial Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, bel hooks e Ângela Davis, na tentativa de descolonizar um currículo de filosofia e apresentar possibilidades de novas reflexões e inspirações para estudantes do ensino médio. Durante as aulas expositivas, foi possível perceber o “estranhamento” de alguns estudantes de sexo masculino a respeito da temática, estranhamento esse derivado da deturpação do termo “feminismo”, bem como da ideia de que a pauta feminista é exclusiva das mulheres. Durante as discussões e a partir das obras das pensadoras trabalhadas, pode-se demonstrar aos estudantes a importância da luta feminista por todos, fazendo-os perceber que a luta por igualdade de gênero é de todos. Apesar da escola ser um ambiente do conhecimento e da reflexão, ela não está isenta de presenciar muitos casos de machismo (e racismo) e outras práticas que ferem a integridade e/ou existência de outrem. Neste sentido, o trabalho se apresentou como uma urgência e uma possibilidade em alinhar proposta e a resolução de um problema real, tendo em vista também o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC. Pode-se perceber, com o desenvolvimento do projeto, a mudança de postura, vocabulário e análise dos estudantes a respeito de várias práticas/pensamentos que antes também alegaram contribuir. Trabalhar igualdade de gênero no Ensino Médio trouxe alguns desafios e muitas superações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5238_TB4842_27102024220620.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }