O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão é um dos principais marcos da formação acadêmica, pois, para muitos, é o primeiro contato direto com o âmbito escolar enquanto parte do corpo docente, por assim dizer. Além disso, a disciplina propicia um ambiente rico de aprendizados, onde a teoria – ideal e debatida na academia – e a prática – real e que só pode ser conhecida por meio da vivência – se contrastam, provocando inúmeras reflexões no discente reflexões sobre o fazer pedagógico. Em vista disso, o presente artigo busca relatar e refletir as práticas promovidas pelo estágio que ocorreram na Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva, de São Luís/MA, e envolveram planejamento e aplicação de regência entre outras, a fim de compreender a real importância dessa disciplina na construção do perfil profissional e acadêmico dos futuros pedagogos nos quais estamos incluídos. Os estudos de Pimenta (1995), Saviani (2009) e Imbernón (2009), que tratam da evolução da formação docente no Brasil e da relevância da unidade teórica e prática no estágio em educação infantil, bem como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), responsável por delinear os direitos de aprendizagem, campos de experiência, habilidades e conteúdos para a Educação Infantil, serviram como referencial teórico-metodológico, fundamentando o trabalho. Como resultados, temos a compreensão aprofundada das necessidades e características dos alunos em diferentes faixas etárias, a importância de um planejamento pedagógico intencional e adaptado, e a relevância de uma prática pedagógica reflexiva. Ademais, a experiência prática destacou a necessidade de valorizar o brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, alinhando-se às diretrizes da BNCC.