Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109200
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 6673
    "titulo" => "A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "O Censo da Educação Superior é apresentado a partir de um conjunto de indicadores e cada instituição de ensino é classificada em determinado grupo. Além da classificação como Rede Pública ou Rede Privada, para o primeiro caso também existe uma subclassificação como Rede Estadual ou Rede Federal. No entanto, esta última é composta tanto pelas Universidades Federais quanto pelas instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) que, em sua maioria, são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é reproduzir os indicadores utilizados pelo Censo da Educação Superior voltando-se à RFEPCT. A abordagem da pesquisa é quantitativa, mobilizada por procedimentos de estatística descritiva a partir dos microdados do Censo da Educação Superior. Os resultados permitem comparar o desempenho da RFEPCT, tanto em relação às Universidades Federais quanto em relação à Rede Privada, para os seguintes indicadores: (i) número de ingressantes em cursos de graduação presenciais, (ii) número de matrículas em cursos de graduação presenciais, (iii) distribuição percentual da matrícula em cursos de graduação por área geral de formação, (iv) número de matrículas em curso de graduação presenciais por tuno, (v) número de ingressantes em curso de graduação por tipo de programa de reserva de vagas, (v) razão aluno-docente nos cursos de graduação presenciais, (vi) trajetória de estudantes no curso de ingresso, (vii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por condição de reserva de vaga, (viii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por sexo, (ix) número de concluintes em cursos de graduação, (x) distribuição percentual dos concluintes de graduação, por sexo, segundo a área de formação e (xi) razão (feminino/masculino) para o número de concluintes e de ingressantes nos cursos de graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6673_TB477_27022024121405.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN MATHEUS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luan.moreira@ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109200
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 6673
    "titulo" => "A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "O Censo da Educação Superior é apresentado a partir de um conjunto de indicadores e cada instituição de ensino é classificada em determinado grupo. Além da classificação como Rede Pública ou Rede Privada, para o primeiro caso também existe uma subclassificação como Rede Estadual ou Rede Federal. No entanto, esta última é composta tanto pelas Universidades Federais quanto pelas instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) que, em sua maioria, são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é reproduzir os indicadores utilizados pelo Censo da Educação Superior voltando-se à RFEPCT. A abordagem da pesquisa é quantitativa, mobilizada por procedimentos de estatística descritiva a partir dos microdados do Censo da Educação Superior. Os resultados permitem comparar o desempenho da RFEPCT, tanto em relação às Universidades Federais quanto em relação à Rede Privada, para os seguintes indicadores: (i) número de ingressantes em cursos de graduação presenciais, (ii) número de matrículas em cursos de graduação presenciais, (iii) distribuição percentual da matrícula em cursos de graduação por área geral de formação, (iv) número de matrículas em curso de graduação presenciais por tuno, (v) número de ingressantes em curso de graduação por tipo de programa de reserva de vagas, (v) razão aluno-docente nos cursos de graduação presenciais, (vi) trajetória de estudantes no curso de ingresso, (vii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por condição de reserva de vaga, (viii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por sexo, (ix) número de concluintes em cursos de graduação, (x) distribuição percentual dos concluintes de graduação, por sexo, segundo a área de formação e (xi) razão (feminino/masculino) para o número de concluintes e de ingressantes nos cursos de graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6673_TB477_27022024121405.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN MATHEUS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luan.moreira@ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Censo da Educação Superior é apresentado a partir de um conjunto de indicadores e cada instituição de ensino é classificada em determinado grupo. Além da classificação como Rede Pública ou Rede Privada, para o primeiro caso também existe uma subclassificação como Rede Estadual ou Rede Federal. No entanto, esta última é composta tanto pelas Universidades Federais quanto pelas instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) que, em sua maioria, são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é reproduzir os indicadores utilizados pelo Censo da Educação Superior voltando-se à RFEPCT. A abordagem da pesquisa é quantitativa, mobilizada por procedimentos de estatística descritiva a partir dos microdados do Censo da Educação Superior. Os resultados permitem comparar o desempenho da RFEPCT, tanto em relação às Universidades Federais quanto em relação à Rede Privada, para os seguintes indicadores: (i) número de ingressantes em cursos de graduação presenciais, (ii) número de matrículas em cursos de graduação presenciais, (iii) distribuição percentual da matrícula em cursos de graduação por área geral de formação, (iv) número de matrículas em curso de graduação presenciais por tuno, (v) número de ingressantes em curso de graduação por tipo de programa de reserva de vagas, (v) razão aluno-docente nos cursos de graduação presenciais, (vi) trajetória de estudantes no curso de ingresso, (vii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por condição de reserva de vaga, (viii) trajetória de estudantes no curso de ingresso por sexo, (ix) número de concluintes em cursos de graduação, (x) distribuição percentual dos concluintes de graduação, por sexo, segundo a área de formação e (xi) razão (feminino/masculino) para o número de concluintes e de ingressantes nos cursos de graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.