O ensino de língua inglesa em contexto de educação profissional e tecnológica ainda está caracterizado em algumas instituições como o ensino prioritário de leitura a partir do uso de estratégias, aspectos gramaticais e lexicais específicos (Lopes, 2018, 2022, 2024), conhecido no Brasil como Inglês Instrumental (Ramos, 2019). Em vista disso, a fim de propor um planejamento de curso de Inglês para Fins Acadêmicos diferente dessa perspectiva instrumental, este trabalho objetiva apresentar e discutir algumas atividades de um material didático (MD) temático de inglês com foco no sentido elaborado para esta pesquisa, a fim de analisar a natureza das atividades criadas e as percepções dos estudantes a respeito delas e de sua aprendizagem. Dessa forma, este estudo está fundamentado no conceito de análise de necessidades (Hutchinson; Waters, 1987; Dudley-Evans; St. John, 1998), atividades comunicativas com foco no sentido (Almeida Filho; Barbirato, 2000; Barbirato, 1999, 2005) e ensino de línguas baseado em temas (Brinton; Snow, 2019; Brown, 2015; Byrnes, 2005; Crandall, 1994; Dueñas, 2004;). Além disso, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e intervencionista, realizada em uma disciplina de inglês de um curso de Licenciatura em Matemática. Para tal, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas os quais foram respondidos pelo público-alvo. Após a triangulação e análise dos dados, os resultados apontam que houve uma maior motivação dos aprendizes em fazer as atividades propostas e para estudar a língua-alvo, assim como houve a aprendizagem da língua inglesa a partir do estudo dos temas constituintes do material didático desenvolvido e implementado.