O paradigma das tecnologias da informação e comunicação, com o avanço das mídias digitais, acabou por deixar a educação tradicional obsoleta. Este cenário traz a necessidade de se investigar metodologias que focalizem o estudante, permitindo sua participação ativa e a gestão da própria aprendizagem. Nesse panorama, a sala de aula invertida e a rotação por estações de aprendizagem são abordagens de ensino hibrido capazes de combinar estudo prévio online com atividades presenciais. Segundo Moran (2017), as metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação ativa do estudante na construção de sua aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. Este estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar uma proposta de aplicação de metodologias ativas no ensino de Biologia. Após desenvolvimento do processo metodológico com sala de aula invertida e rotação por estações de aprendizagem, 30 estudantes matriculados no Ensino Médio e Educação Profissional responderam um breve questionário no Google Formulários. A análise qualitativa do material empírico fundamentou-se em análise do conteúdo. A proposta evidenciou que as metodologias ativas podem melhorar os processos educativos e combinar itinerários, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz. A aula ganha nova dinâmica, ao favorecer a participação colaborativa e o protagonismo do estudante. Nas estações, as dificuldades e dúvidas podem ser relacionadas com a falta de familiaridade do estudante com os espécimes vegetais presentes em determinadas estações, uma vez que o tema trabalhado foi Botânica. Além disso, a interação mais aprofundada com o objeto de estudo pode favorecer a aprendizagem mais efetiva e duradoura.