O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), proporcionando aos/às doutorandos/as a oportunidade de vivenciar diretamente a sala de aula no contexto do Ensino Superior. Essa experiência é integrada às atividades teórico-práticas da formação inicial de professores/as, visando aprimorá-la e explorar novas abordagens para a atuação em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições de quatro oficinas formativas sobre "Metodologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Ciências", com ênfase na experiência do modelo de Ensino Híbrido, conhecido como Rotação por Estações. Este estudo constitui um relato de experiência que busca elucidar como essas propostas foram concebidas e implementadas no contexto da disciplina "Estágio à Docência III", durante o semestre 2022.2, com a finalidade de destacar suas potencialidades para o aprimoramento da prática docente. Para este relato, optou-se por enfocar os resultados da oficina sobre Rotação por Estações, um dos modelos de Ensino Híbrido. No entanto, é importante ressaltar que outros três workshops também foram conduzidos pelos/as doutorandos/as: fanzines, simuladores digitais e o método world café. As oficinas contaram com a inscrição de 24 estudantes, a maioria proveniente da UFC, entretanto, apenas 4 desses/as discentes/as participaram ativamente das quatro formações. A oficina selecionada para este relato foi organizada com base na apresentação da estratégia, seguida por uma experiência prática que permitiu aos/às licenciandos/as o acesso direto a quatro ambientes de ensino e aprendizagem: uma estação virtual on-line, uma estação com modelos didáticos, uma estação com jogo de tabuleiro e uma estação com material textual. Como resultado, é notável que os/as discentes expressaram satisfação em participar das oficinas e demonstraram motivação para aplicar o que aprenderam em suas futuras práticas pedagógicas. Considera-se que esses momentos formativos desempenham um papel significativo na formação e na práxis desses/as futuros/as professores/as.