A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DESAFIOS NA ERA DIGITAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109910 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 7386 "titulo" => "A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DESAFIOS NA ERA DIGITAL" "resumo" => "A Química é uma ciência de relevância para o processo de ensino e aprendizagem, ela passou por uma evolução conceitual e de recursos e metodologias de ensino, assim como os recursos tecnológicos que possibilitam a democratização do conhecimento. A problemática da pesquisa reside na complexidade do processo de democratização do acesso aos conteúdos de Química ao longo da história, desde a Idade Média até a Era Digital. Este processo é influenciado por uma série de fatores, incluindo mudanças tecnológicas e sociais, que impactam diretamente a disponibilidade e a acessibilidade desses conteúdos. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar e analisar a evolução histórica da democratização do acesso aos conteúdos de Química, desde a Idade Média até a Era Digital, com o intuito de compreender como as mudanças tecnológicas e sociais impactaram a disponibilidade e a acessibilidade desses conteúdos ao longo do tempo. Além disso, buscar identificar os desafios e oportunidades que surgiram nesse processo, destacando as transformações nas práticas educacionais e propondo reflexões sobre estratégias eficazes para promover uma democratização mais efetiva e inclusiva no Ensino de Química na atualidade. Para o desenvolvimento do trabalho, adota-se como metodologia a pesquisa teórica. Como considerações finais, observa-se que a Química evoluiu de sua origem na Alquimia, onde era frequentemente associada à bruxaria, para se tornar uma ciência moderna com contribuições significativas para o progresso humano. O desenvolvimento da Química como uma disciplina científica promoveu sua inclusão como componente curricular. No século XV, sua presença estava restrita às universidades, mas atualmente é parte integrante do currículo da Educação Básica, o que está correlacionado com a democratização gradual do conhecimento. No entanto, embora tenha ocorrido uma democratização substancial do conhecimento químico, é evidente a necessidade de uma ampliação contínua por meio de políticas públicas mais efetivas e investimentos adicionais na educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7386_TB1473_29022024230737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE ROCHA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA KAROLINE" "autor_email" => "profa.karolinerocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109910 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 7386 "titulo" => "A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DESAFIOS NA ERA DIGITAL" "resumo" => "A Química é uma ciência de relevância para o processo de ensino e aprendizagem, ela passou por uma evolução conceitual e de recursos e metodologias de ensino, assim como os recursos tecnológicos que possibilitam a democratização do conhecimento. A problemática da pesquisa reside na complexidade do processo de democratização do acesso aos conteúdos de Química ao longo da história, desde a Idade Média até a Era Digital. Este processo é influenciado por uma série de fatores, incluindo mudanças tecnológicas e sociais, que impactam diretamente a disponibilidade e a acessibilidade desses conteúdos. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar e analisar a evolução histórica da democratização do acesso aos conteúdos de Química, desde a Idade Média até a Era Digital, com o intuito de compreender como as mudanças tecnológicas e sociais impactaram a disponibilidade e a acessibilidade desses conteúdos ao longo do tempo. Além disso, buscar identificar os desafios e oportunidades que surgiram nesse processo, destacando as transformações nas práticas educacionais e propondo reflexões sobre estratégias eficazes para promover uma democratização mais efetiva e inclusiva no Ensino de Química na atualidade. Para o desenvolvimento do trabalho, adota-se como metodologia a pesquisa teórica. Como considerações finais, observa-se que a Química evoluiu de sua origem na Alquimia, onde era frequentemente associada à bruxaria, para se tornar uma ciência moderna com contribuições significativas para o progresso humano. O desenvolvimento da Química como uma disciplina científica promoveu sua inclusão como componente curricular. No século XV, sua presença estava restrita às universidades, mas atualmente é parte integrante do currículo da Educação Básica, o que está correlacionado com a democratização gradual do conhecimento. No entanto, embora tenha ocorrido uma democratização substancial do conhecimento químico, é evidente a necessidade de uma ampliação contínua por meio de políticas públicas mais efetivas e investimentos adicionais na educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7386_TB1473_29022024230737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE ROCHA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA KAROLINE" "autor_email" => "profa.karolinerocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }