O presente trabalho evidencia uma pesquisa de campo realizada com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental em uma das unidades escolares da Prefeitura Municipal de Saquarema - RJ. A prefeitura da cidade, visando uma aprendizagem em consonância com o mundo globalizado contemporâneo, e em prol da promoção do acesso à tecnologia a todas as crianças que estudam nos colégios municipais, disponibilizou, em todas as escolas da rede, uma tela interativa nas salas de aula. Além disso, todos os professores e alunos ganharam um Chromebook para utilização ao longo das aulas. Nessa conjectura, a investigação emergiu do seguinte problema: até que ponto as tecnologias digitais podem favorecer o pensamento crítico e emancipatório de estudantes? Logo, foi feita uma pesquisa, incialmente, bibliográfica, de abordagem qualitativa, culminando em atividade de campo. Essa ocorreu em uma das aulas de Língua Portuguesa, com a utilização do Canva para aprendizagem do gênero textual poema. De início, foi realizada uma roda de leitura, com arcabouço em Cosson (2018), do livro “A casa de todos os ninhos”, de Roseana Murray. Após isso, os educandos foram engajados a produzirem seus próprios poemas, com olhares críticos para a vida e a natureza, pontos que a obra utilizada na prática desperta. Após as discussões na roda de leitura, os educandos produziram seus poemas ilustrados através do uso do Canva em seus chromebooks. Todas as escritas foram compartilhadas com a comunidade, através das telas interativas, em evento feito pela instituição educacional. Nesse sentido, as criticidades despertadas na prática e evidenciadas pelo alunado nas escritas foram compartilhadas com toda a comunidade. Portanto, seguiu-se a perspectiva de Educação segundo Paulo Freire (2011), em caminho emancipatório e crítico, em que as tecnologias digitais serviram aos alunos como um recurso facilitador do processo de conscientização e posicionamentos perante a sociedade e a vida.