No Ensino Fundamental, a disciplina de Química é geralmente abordada como parte do currículo de Ciências. Porém, muitas vezes, os discentes consideram essa matéria como complexa e desconectada de seu cotidiano. Neste trabalho, foram realizadas práticas de baixo custo, dentro do conteúdo de Química no Ensino Fundamental. Para a aplicação da sequência didática, foram escolhidas duas turmas de nono ano de uma escola pública. As atividades da disciplina incluíram aulas teóricas seguidas de aulas experimentais, utilizando materiais de baixo custo para demonstrar conceitos químicos aplicáveis ao cotidiano dos estudantes. Através de questionários de sondagem e avaliação pós-experimentos, foi possível identificar as concepções iniciais dos alunos sobre a Química, bem como o interesse em aprender mais sobre a disciplina através de abordagens práticas. Experimentos como a análise da tensão superficial e a simulação de uma estação de tratamento de água utilizando um filtro de garrafa PET foram realizados e demonstraram aos alunos a aplicação da Química no cotidiano. O questionário de percepção dos alunos mostraram que a inclusão de práticas laboratoriais, especialmente aquelas que usam recursos de baixo custo, não apenas aumentam a compreensão dos alunos sobre a Química, como também estimulam a interação e o protagonismo estudantil. Este estudo ressalta a importância de práticas experimentais, principalmente que sejam acessíveis, como ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, isso porque proporciona uma visão prática e aplicada da Química, no Ensino Fundamental.