A interdisciplinaridade tem sido objeto de pesquisas e debates nos mais diversos campos da Educação, e mais recentemente, tem pautado as discussões a respeito de novas estratégias de ensino, sobretudo no campo do Ensino de Ciências e Matemática, constituindo-se em desafio para a formação de professores. Diante disto, a investigação teve por objetivo estabelecer um panorama das pesquisas sobre a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo estado da arte, por meio do mapeamento de publicações sobre o tema, entre os anos de 2020 e 2023, em periódicos da área de ensino, dos quais citamos a revista Ciência & Educação (Bauru); a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e o site da SciELO (Scientific Electronic Library Online). Foram encontrados 243 artigos, dos quais destacamos 11 que direcionaram suas discussões para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores. Após leitura aprofundada e análise dos artigos, os resultados reforçaram a polissemia do termo e a crença na sua capacidade de romper com a fragmentação do saber. Também consideraram a complexidade dos processos de formação docente nas licenciaturas relativos às práticas interdisciplinares, destacando aspectos relacionados à estruturação dos currículos. Todavia, o conceito de interdisciplinaridade ainda é cercado de incompreensões e equívocos, ressaltando a necessidade de novos estudos sobre o tema.