Este trabalho apresenta um estudo realizado durante a colônia de férias do Sesc – espaço não escolar – no município de Castanhal (PA), e busca analisar a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com dados coletados através de observação participante – visto que foi possível participar de algumas brincadeiras e dialogar com as crianças. Os procedimentos metodológicos foram orientados por Marina Marconi, Eva Lakatos e Tim May, e os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, dialogando, por meio de revisão bibliográfica, com autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henry Wallon, Adriana Friedmann, entre outros. A pesquisa teve como resultado a percepção e confirmação dos brinquedos e brincadeiras como possibilitadores de uma aprendizagem mais lúdica e eficaz. Ao final do estudo foi possível concluir que ao brincar a criança desenvolve diversas habilidades e capacidades como obediência e compreensão de regras, resolução de problemas, criatividade, autonomia, estabelece relações sociais, descobre a si mesma e ao outro, expressa sua subjetividade, aprende e ensina. Dessa forma, a, ainda existente, ideia de que a criança só aprende através de metodologias, posturas e atividades tradicionais justifica este artigo, que tem o intuito de expor o brincar como um eficiente recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em ambientes escolares não escolares.