A ARTE DO BRINCAR: MAIS DO QUE UM PASSATEMPO, UM POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108888 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "A ARTE DO BRINCAR: MAIS DO QUE UM PASSATEMPO, UM POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo realizado durante a colônia de férias do Sesc – espaço não escolar – no município de Castanhal (PA), e busca analisar a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com dados coletados através de observação participante – visto que foi possível participar de algumas brincadeiras e dialogar com as crianças. Os procedimentos metodológicos foram orientados por Marina Marconi, Eva Lakatos e Tim May, e os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, dialogando, por meio de revisão bibliográfica, com autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henry Wallon, Adriana Friedmann, entre outros. A pesquisa teve como resultado a percepção e confirmação dos brinquedos e brincadeiras como possibilitadores de uma aprendizagem mais lúdica e eficaz. Ao final do estudo foi possível concluir que ao brincar a criança desenvolve diversas habilidades e capacidades como obediência e compreensão de regras, resolução de problemas, criatividade, autonomia, estabelece relações sociais, descobre a si mesma e ao outro, expressa sua subjetividade, aprende e ensina. Dessa forma, a, ainda existente, ideia de que a criança só aprende através de metodologias, posturas e atividades tradicionais justifica este artigo, que tem o intuito de expor o brincar como um eficiente recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em ambientes escolares não escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1119_TB37_01102024210447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE SALES PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "REBECA PIMENTEL" "autor_email" => "rebecasales7513@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108888 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "A ARTE DO BRINCAR: MAIS DO QUE UM PASSATEMPO, UM POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo realizado durante a colônia de férias do Sesc – espaço não escolar – no município de Castanhal (PA), e busca analisar a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com dados coletados através de observação participante – visto que foi possível participar de algumas brincadeiras e dialogar com as crianças. Os procedimentos metodológicos foram orientados por Marina Marconi, Eva Lakatos e Tim May, e os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, dialogando, por meio de revisão bibliográfica, com autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henry Wallon, Adriana Friedmann, entre outros. A pesquisa teve como resultado a percepção e confirmação dos brinquedos e brincadeiras como possibilitadores de uma aprendizagem mais lúdica e eficaz. Ao final do estudo foi possível concluir que ao brincar a criança desenvolve diversas habilidades e capacidades como obediência e compreensão de regras, resolução de problemas, criatividade, autonomia, estabelece relações sociais, descobre a si mesma e ao outro, expressa sua subjetividade, aprende e ensina. Dessa forma, a, ainda existente, ideia de que a criança só aprende através de metodologias, posturas e atividades tradicionais justifica este artigo, que tem o intuito de expor o brincar como um eficiente recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em ambientes escolares não escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1119_TB37_01102024210447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE SALES PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "REBECA PIMENTEL" "autor_email" => "rebecasales7513@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }