EXPLORANDO CIRCUITOS DE RESISTORES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA COM LEDS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111532 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3753 "inscrito_id" => 9105 "titulo" => "EXPLORANDO CIRCUITOS DE RESISTORES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA COM LEDS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma forma alternativa e dinâmica de introduzir a Eletrodinâmica aos estudantes, criando diferentes tipos de circuitos com LEDs de baixa tensão. Levando em consideração que o eletromagnetismo é uma área de difícil compreensão, por não ser tão relacionada ao cotidiano e não ser tão visível, a atividade foi desenvolvida em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, durante a participação no Programa de Residência Pedagógica ( PRP ), no IFRN do campus de João Câmara; Inicialmente foram dadas algumas instruções e apresentado, com Leds de alta tensão, os conceitos iniciais necessários para desenvolver a atividade, pois a tensão das leds eram tão baixas que algumas analises matemáticas se tornavam difíceis. Em seguida, os estudantes, foram divididos em grupos de 6, realizaram o trabalho a partir de um roteiro, que possuía questões teóricas e matemáticas a cerca do assunto, tornando possível relacionar a pratica à teoria; Foram analisados assuntos como a Lei de Ohm, e feitas relações entre corrente, tensão e resistência. Durante a produção os estudantes se mostraram empenhados, interessados e participativos; Ao final da atividade foi possível analisar resultados positivos não apenas com relação a participação, mas também à compreensão dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9105_TB3753_01052024154342.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY MARIA ARAÚJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabellymarajo.02@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111532 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3753 "inscrito_id" => 9105 "titulo" => "EXPLORANDO CIRCUITOS DE RESISTORES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA COM LEDS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma forma alternativa e dinâmica de introduzir a Eletrodinâmica aos estudantes, criando diferentes tipos de circuitos com LEDs de baixa tensão. Levando em consideração que o eletromagnetismo é uma área de difícil compreensão, por não ser tão relacionada ao cotidiano e não ser tão visível, a atividade foi desenvolvida em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, durante a participação no Programa de Residência Pedagógica ( PRP ), no IFRN do campus de João Câmara; Inicialmente foram dadas algumas instruções e apresentado, com Leds de alta tensão, os conceitos iniciais necessários para desenvolver a atividade, pois a tensão das leds eram tão baixas que algumas analises matemáticas se tornavam difíceis. Em seguida, os estudantes, foram divididos em grupos de 6, realizaram o trabalho a partir de um roteiro, que possuía questões teóricas e matemáticas a cerca do assunto, tornando possível relacionar a pratica à teoria; Foram analisados assuntos como a Lei de Ohm, e feitas relações entre corrente, tensão e resistência. Durante a produção os estudantes se mostraram empenhados, interessados e participativos; Ao final da atividade foi possível analisar resultados positivos não apenas com relação a participação, mas também à compreensão dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9105_TB3753_01052024154342.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY MARIA ARAÚJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabellymarajo.02@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }