DESCOLONIZANDO O SABER: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112187 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4712 "inscrito_id" => 2626 "titulo" => "DESCOLONIZANDO O SABER: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo visa explorar o potencial da literatura de Conceição Evaristo como uma ferramenta pedagógica para promover a educação antirracista e as relações étnico-raciais nas escolas. O objetivo central é analisar como a inclusão das obras de Evaristo no currículo escolar pode contribuir para a conscientização crítica dos estudantes sobre questões de identidade, racismo estrutural e resistência negra. A fundamentação teórica deste estudo fundamenta-se nas perspectivas de três importantes estudiosos: Nilma Lino Gomes (2012); bell hooks (2013); Nelzir Martins Costa (2020) e Antonio Candido (2004). Gomes destaca a importância de uma educação que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. hooks enfatiza a necessidade de uma abordagem crítica e engajada, utilizando a literatura como ferramenta de empoderamento e resistência. Por fim, Candido ressalta o potencial humanizador da literatura, capaz de sensibilizar os leitores para as diferentes realidades sociais e promover a empatia e a solidariedade. Espera-se que a introdução da literatura de Conceição Evaristo no contexto escolar contribua para o desenvolvimento de uma consciência crítica e antirracista nos estudantes, bem como para o fortalecimento da identidade e autoestima negras. Além disso, busca-se promover a reflexão sobre as desigualdades raciais e a valorização da cultura afro-brasileira, fomentando a construção de relações mais igualitárias e inclusivas na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2626_TB4712_27102024143708.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA THAIS PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jessica.thais@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112187 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4712 "inscrito_id" => 2626 "titulo" => "DESCOLONIZANDO O SABER: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo visa explorar o potencial da literatura de Conceição Evaristo como uma ferramenta pedagógica para promover a educação antirracista e as relações étnico-raciais nas escolas. O objetivo central é analisar como a inclusão das obras de Evaristo no currículo escolar pode contribuir para a conscientização crítica dos estudantes sobre questões de identidade, racismo estrutural e resistência negra. A fundamentação teórica deste estudo fundamenta-se nas perspectivas de três importantes estudiosos: Nilma Lino Gomes (2012); bell hooks (2013); Nelzir Martins Costa (2020) e Antonio Candido (2004). Gomes destaca a importância de uma educação que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. hooks enfatiza a necessidade de uma abordagem crítica e engajada, utilizando a literatura como ferramenta de empoderamento e resistência. Por fim, Candido ressalta o potencial humanizador da literatura, capaz de sensibilizar os leitores para as diferentes realidades sociais e promover a empatia e a solidariedade. Espera-se que a introdução da literatura de Conceição Evaristo no contexto escolar contribua para o desenvolvimento de uma consciência crítica e antirracista nos estudantes, bem como para o fortalecimento da identidade e autoestima negras. Além disso, busca-se promover a reflexão sobre as desigualdades raciais e a valorização da cultura afro-brasileira, fomentando a construção de relações mais igualitárias e inclusivas na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2626_TB4712_27102024143708.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA THAIS PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jessica.thais@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }