O presente artigo tem como proposta demonstrar as possibilidades de utilização da música brasileira dos mais variados gêneros no processo de ensino aprendizagem no conteúdo sobre categorias da Geografia no Ensino Médio. Ao examinar a realidade atual do qual percebemos uma era tecnológica no qual o professor deve utilizar essa condição positivamente dentro do ensino, o uso de recursos didáticos modernos têm sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal apresentar letras de músicas brasileiras pode auxiliar na contextualização e explicações de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, especificamente as categorias da geografia; espaço geográfico, território, lugar, região e paisagem no ensino médio, trazendo de forma dinâmica a aprendizagem e envolvendo o discente na construção do conhecimento. A metodologia constituiu-se, inicialmente em um levantamento bibliográfico corroborando com alguns autores, como, SANTOS(2002), SOUZA(2013) dentre outros, sobre o tema abordado. Além de uma abordagem de pesquisa do tipo qualitativa de procedimento documental onde foi feito um levantamento sobre as músicas que poderiam ser utilizadas para o conteúdo de categorias da geografia e apresentando-se também como uma pesquisa participativa. Desse modo, a partir do estudo realizado foi possível perceber as vantagens e possibilidades da utilização de músicas como recurso didático nas aulas sobre categorias geográficas nas aulas de geografia, interpretando e elaborando uma proposta metodológica a partir da música.