SOUSA, Clarissa De Oliveira Rubim et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/109495>. Acesso em: 22/11/2024 13:33
O ensino da Matemática pode ser considerado um pilar tanto para a educação formal do aluno quanto para sua formação sócio-cultural. Assim, garantir que haja eficiência no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina é algo considerado importante para a aquisição de conhecimentos específicos no futuro. Entretanto, as conjunturas observadas pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática durante os Estágios Supervisionados I e II (desenvolvidos em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental) revelaram uma significativa defasagem na compreensão e aplicação das operações aritméticas por parte dos alunos das escolas-campos. Constatada tal dificuldade em conteúdo considerado básico na Matemática, desenvolveu-se no Instituto Federal do Piauí – IFPI, campus Teresina Central, o projeto de extensão “A conta é de quê?”, que propunha o ensino das operações fundamentais da matemática com o uso de instrumentos de ensino, buscando formas de utilizar materiais pedagógicos de maneira lúdica. Partindo de tal objetivo, criou-se o jogo intitulado “Operações Misteriosas”, que possui a dinâmica de um jogo de tabuleiro com cartas e busca incentivar o exercício das operações básicas da matemática, explorar o algoritmo das operações inversas (adição e subtração; multiplicação e divisão) e aperfeiçoar a capacidade dos alunos para identificar as operações aritméticas em situações-problema. Durante as aplicações do instrumento, a maioria dos alunos mostraram entusiasmo e cooperação entre si ao responder os desafios propostos. Ao final das experiências, observou-se que o jogo “Operações Misteriosas”, além de atender seus objetivos, também foi um instrumento eficaz para apontar as dificuldades mais específicas dos estudantes dentro do conteúdo de operações básicas aritméticas.