A leitura literária é uma prática necessária para o ensino de línguas em todas as séries, sobretudo no ensino médio. No entanto, é cada vez mais complexo incentivar e propagar a cultura leitora na escola. Para isso, o nosso objetivo é analisar como se deu a construção de uma biblioteca virtual, interligada a um espaço virtual, no qual cada estudante possa relatar suas experiências leitoras, elaborada por estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola pública estadual. Os mecanismos utilizados para construir a plataforma virtual foram a linguagem de programação Java Script, SQL (Structured Query Language) e Python. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, classificada como um estudo de caso, a partir do qual aplicamos um questionário via Google forms, contendo oito perguntas, entre objetivas e subjetivas, com o intuito de detalhar as impressões dos educandos quanto a criação de uma biblioteca virtual. O nosso público-alvo foram os estudantes da escola em questão. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos de Libâneo (1982), a respeito da democratização da escola pública; Candido (1972), com relação aos seus inúmeros paradigmas para a formação do leitor literário; Cosson (2020), sobre o letramento literário e Salgado (2002), que estudou sobre a importância da biblioteca virtual para o futuro. Os resultados apontaram para uma boa aceitação dos estudantes, sendo possível e eficaz desenvolver tal projeto para atrair os alunos para a prática da leitura literária, com destaque para o desenvolvimento do senso crítico leitor, proporcionado pelo espaço de debate.