Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROSAS EM REDE: TECENDO DIÁLOGOS E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE GESTORES ESCOLARES NO SERTÃO DO CEARÁ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109943
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1511
    "inscrito_id" => 2197
    "titulo" => "PROSAS EM REDE: TECENDO DIÁLOGOS E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE GESTORES ESCOLARES NO SERTÃO DO CEARÁ."
    "resumo" => "A atuação de gestores escolares têm sido cada vez mais desafiada pelas várias atribuições que a função tem lhes exigido. De ações pedagógicas à administrativas, o dia-a-dia escolar é permeado por várias desafios que, por vezes, exigem dos gestores escolares experiências que nem todos têm. Neste sentido é que a Rede Municipal de Itapipoca propõe desde 2021 encontros sistemáticos de gestores a partir da localização de cada escola: o prosas em rede. Além de objetivar a troca de experiências, a criação de comunidades de aprendizagem, os encontros permitem que se busque uma maior equidade uma vez que a metodologia e o cronograma de encontros são pensados, prioritariamente, para as escolas que apresentam índices educacionais mais baixos. Este relato tem como objetivo apresentar os resultados desta experiência entre as escolas da região do sertão de Itapipoca que a partir do projeto Prosas em Rede têm mantido um diálogo constante de seus gestores. A metodologia dos encontros prevê a realização de diagnóstico (mapeamento dos desafios enfrentados pelas escolas), elaboração do plano estratégico e monitoramento das ações. A proposta ainda está em curso, mas já é possível apontarmos alguns resultados parciais. São eles: maior engajamento da comunidade escolar nos desafios enfrentados pelas escolas, melhoria nos índices do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-SPAECE e maior capacidade dos respectivos gestores em solucionar os problemas da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2197_TB1511_29022024232913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SILVIANE DE SOUSA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silvianemb@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109943
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1511
    "inscrito_id" => 2197
    "titulo" => "PROSAS EM REDE: TECENDO DIÁLOGOS E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE GESTORES ESCOLARES NO SERTÃO DO CEARÁ."
    "resumo" => "A atuação de gestores escolares têm sido cada vez mais desafiada pelas várias atribuições que a função tem lhes exigido. De ações pedagógicas à administrativas, o dia-a-dia escolar é permeado por várias desafios que, por vezes, exigem dos gestores escolares experiências que nem todos têm. Neste sentido é que a Rede Municipal de Itapipoca propõe desde 2021 encontros sistemáticos de gestores a partir da localização de cada escola: o prosas em rede. Além de objetivar a troca de experiências, a criação de comunidades de aprendizagem, os encontros permitem que se busque uma maior equidade uma vez que a metodologia e o cronograma de encontros são pensados, prioritariamente, para as escolas que apresentam índices educacionais mais baixos. Este relato tem como objetivo apresentar os resultados desta experiência entre as escolas da região do sertão de Itapipoca que a partir do projeto Prosas em Rede têm mantido um diálogo constante de seus gestores. A metodologia dos encontros prevê a realização de diagnóstico (mapeamento dos desafios enfrentados pelas escolas), elaboração do plano estratégico e monitoramento das ações. A proposta ainda está em curso, mas já é possível apontarmos alguns resultados parciais. São eles: maior engajamento da comunidade escolar nos desafios enfrentados pelas escolas, melhoria nos índices do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-SPAECE e maior capacidade dos respectivos gestores em solucionar os problemas da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2197_TB1511_29022024232913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SILVIANE DE SOUSA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silvianemb@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A atuação de gestores escolares têm sido cada vez mais desafiada pelas várias atribuições que a função tem lhes exigido. De ações pedagógicas à administrativas, o dia-a-dia escolar é permeado por várias desafios que, por vezes, exigem dos gestores escolares experiências que nem todos têm. Neste sentido é que a Rede Municipal de Itapipoca propõe desde 2021 encontros sistemáticos de gestores a partir da localização de cada escola: o prosas em rede. Além de objetivar a troca de experiências, a criação de comunidades de aprendizagem, os encontros permitem que se busque uma maior equidade uma vez que a metodologia e o cronograma de encontros são pensados, prioritariamente, para as escolas que apresentam índices educacionais mais baixos. Este relato tem como objetivo apresentar os resultados desta experiência entre as escolas da região do sertão de Itapipoca que a partir do projeto Prosas em Rede têm mantido um diálogo constante de seus gestores. A metodologia dos encontros prevê a realização de diagnóstico (mapeamento dos desafios enfrentados pelas escolas), elaboração do plano estratégico e monitoramento das ações. A proposta ainda está em curso, mas já é possível apontarmos alguns resultados parciais. São eles: maior engajamento da comunidade escolar nos desafios enfrentados pelas escolas, melhoria nos índices do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-SPAECE e maior capacidade dos respectivos gestores em solucionar os problemas da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.