O presente trabalho é um relato de experiência no Projeto da Residência Pedagógica - PRP - no sub-projeto “Saberes tecidos em escritas e leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará - UFPA/campus Belém, na escola-campo Unidade de Educação Infantil Rosemary Jorge. O objetivo deste é fortalecer e aprofundar as formações aos discentes/residentes, teoria e prática. A metodologia se deu por pesquisa e discussão coletiva, residente e preceptor, residente e crianças para o desenvolvimento do projeto de intervenção, o qual se realizou por leitura da história da “Folhinha de Outono”, em seguida as crianças realizaram desenhos de diferentes formatos folhas, após foi construído uma árvore com as folhas desenhadas e coloridas por elas, promovendo de acordo com a BNCC “corpo, gestos e movimentos”, “escuta, fala, pensamento e imaginação” e “traços, sons, cores e formas”. Além disso, o conjunto de residentes têm uma visão teórica baseada nas autoras Smoka (2012), Cardoso (2020), Cunha (2023), Kácia (2016) e BNCC, prática do dia a dia nas escolas, para o devido aprendizado no início à docência. Portanto, a Residência Pedagógica, contribuiu com vivências e qualificações sobre a docência, um aprendizado que continuará, pois as formações da RP tem um papel importante no desenvolvimento dos futuros docentes, como também, a afetividade pelo contato com as crianças.