Este trabalho faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento no Programa de Tecnologia e Gestão em EAD da UFRPE, e tem como objetivo apresentar um mapeamento sistemático de literatura (MSL) sobre a temática da pedagogia hospitalar em cursos de licenciatura, a partir de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes/CNPq e Scielo. Justificamos este mapeamento, pois, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, há a obrigatoriedade do atendimento escolar especializado em espaços não-escolares, como os hospitais, para atendimentos de alunos impossibilitados de frequentar os estabelecimentos de ensino regulares. É importante frisar que a legislação busca garantir o direito à escolarização para todos como preconizado nas Políticas Públicas de Educação evitando a exclusão escolar e promovendo a reinserção na escola. Este trabalho toma como referencial teórico Rodrigues e Araújo (2020), Calixto(2022) e Ujiie e Anjos (2023) que versam sobre a pedagogia hospitalar, educação Inclusiva e a Pedagogia Hospitalar nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Para os procedimentos metodológicos, realizamos o MSL de acordo com os métodos de Petersen.Nesta perspectiva, o trabalho propõe apresentar um panorama da produção científica dos supracitados repositórios acadêmicos digitais de livre acesso brasileiros para verificar questões relacionadas às políticas de educação hospitalar e educação inclusiva e abordagem da Pedagogia Hospitalar nos cursos de licenciatura.