Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA DE REDENÇÃO (CE)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar a educação inclusiva, seus desafios e aprendizagens em uma escola pública da rede municipal de ensino. Com a finalidade de analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiências/transtornos, buscou compreender o processo de ensino e aprendizagem desses alunos/as, bem como a participação da família no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso do Bacharelado em Humanidades (UNILAB) foi realizada na Escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, fundamental I do ensino regular, no município de Redenção-CE. ( 2023). O referencial teórico baseou-se nos estudos de Mantoan (2006), Paulo Freire (2002),(2009),Vygotsky(2011), Declaração de Salamanca, Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional da Educação Básica, A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.A metodologia utilizada teve como base a pesquisa qualitativa, a partir de observações em sala de aula, aplicação de questionários composto de perguntas abertas junto a sete professores/as e um gestora escolar. O instrumento teve como ponto de partida as vivências cotidianas de professores/as que atuam com alunos com deficiências/transtornos. Os resultados da pesquisa foram bem diversificados, cada professor/a relatou de maneira diferente suas experiências sobre o processo de aprendizagem sócio interacionais de cada aluno. É nesse sentido que os resultados dos dados exploratórios se justificam, fazendo-se necessário destacar que uma escola efetivamente inclusiva, tem o dever de acolher a todos/as os/as alunos/as independente de terem deficiência ou não. Um ambiente escolar inclusivo valoriza as diferenças, não homogeneizando os/os alunos/as em termos de características físicas, psicológicas, cognitivas e sensoriais. Neste aspecto, trata de forma igualitária todos/as os alunos/as, incentivando-os a participarem das aulas/brincadeiras. Incluir possibilita a criança sentir-se acolhida por todos/as e não em um ambiente de exclusão.

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