Um dos desafios do docente na Educação Superior é tornar as aulas interessantes, motivadoras e interdisciplinares para a aprendizagem dos estudantes de biologia. Com os avanços tecnológicos, a possibilidade de integrar diferentes recursos didáticos para a abordagem dos conhecimentos biológicos requer, muitas vezes, a criatividade do professor. Esse trabalho tem como objetivo descrever uma exposição didática integrando a biologia de helmintos parasitos e a resposta imune. Para tanto, modelos didáticos tridimensionais de Ascaris lumbricoides e de células imunes, textos para abordagem da morfologia e a resposta imune aos helmintos, lâminas didáticas de corte transversal de Ascaris lumbricoides e de eosinófilos, microscópios ópticos e um vídeo de divulgação científica do Youtube mostrando eosinófilos combatendo um helminto in vitro foram organizados no laboratório de ensino em uma sequência lógica e didática para expressar conhecimentos integrados entre biologia de helminto parasito e a defesa imune inata. Essa exposição didática se mostrou bem chamativa e visual aos estudantes de biologia, a qual foi favorecida pelo conjunto de textos que direcionaram o entendimento dos conhecimentos biológicos apresentados nesta atividade. Essa exposição didática pode ser explorada em aulas práticas de disciplinas de Parasitologia e/ou Imunologia, ou mesmo em componentes curriculares correlatos, como Higiene e Saúde nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas ou mesmo nas graduações das Ciências Biomédicas.