PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PERSPECTIVA DE ASCENSÃO SOCIAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109239 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 4686 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PERSPECTIVA DE ASCENSÃO SOCIAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (2005), como fundamento epistemológico do método dialético que contribui para a elaboração do conhecimento na perspectiva de transformação social, considerando a teoria histórico-cultural em que o conhecimento científico e a humanização são imprescindíveis para a o desenvolvimento da práxis educativa e pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa que se configura como um estudo teórico sobre a PHC de modo a contribuir com a discussão da função social da escola e a prática docente consciente na perspectiva histórico-crítica. Professores comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, buscam aporte teórico de uma educação transformadora que se constitui um caminho de superação dos déficits sociais e educacionais atuais. Compreendemos que essa tendência possibilita a reorganização do processo educativo, da trajetória político-pedagógica para a transformação da prática educativa, e construção do conhecimento científico com consciência sócio-crítica. O professor mediador provoca a problematização e a instrumentalização teórico-prática e científica da realidade, a fim de que os estudantes signifiquem o saber construído historicamente. A PHC compreende a relação homem-mundo-cultural na sociedade, bem como a educação e o seu poder de transformação social, uma vez que o conhecimento científico sistematizado contribui para o desenvolvimento intelectual, cultural e consciente dos condicionantes histórico-sociais da educação. Consideramos que o estudo teórico constata a relevância da ruptura com a alienação e a barbárie a partir de uma prática docente voltada para a formação humana crítica fundada na PHC (Prática Social; Problematização; Instrumentalização; Catarse; Prática Social) em que os educandos se posicionam conscientemente na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4686_TB534_14102024194146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFISA BEZERRA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "RAFISA" "autor_email" => "vasconcelosrafisa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109239 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 4686 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PERSPECTIVA DE ASCENSÃO SOCIAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (2005), como fundamento epistemológico do método dialético que contribui para a elaboração do conhecimento na perspectiva de transformação social, considerando a teoria histórico-cultural em que o conhecimento científico e a humanização são imprescindíveis para a o desenvolvimento da práxis educativa e pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa que se configura como um estudo teórico sobre a PHC de modo a contribuir com a discussão da função social da escola e a prática docente consciente na perspectiva histórico-crítica. Professores comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, buscam aporte teórico de uma educação transformadora que se constitui um caminho de superação dos déficits sociais e educacionais atuais. Compreendemos que essa tendência possibilita a reorganização do processo educativo, da trajetória político-pedagógica para a transformação da prática educativa, e construção do conhecimento científico com consciência sócio-crítica. O professor mediador provoca a problematização e a instrumentalização teórico-prática e científica da realidade, a fim de que os estudantes signifiquem o saber construído historicamente. A PHC compreende a relação homem-mundo-cultural na sociedade, bem como a educação e o seu poder de transformação social, uma vez que o conhecimento científico sistematizado contribui para o desenvolvimento intelectual, cultural e consciente dos condicionantes histórico-sociais da educação. Consideramos que o estudo teórico constata a relevância da ruptura com a alienação e a barbárie a partir de uma prática docente voltada para a formação humana crítica fundada na PHC (Prática Social; Problematização; Instrumentalização; Catarse; Prática Social) em que os educandos se posicionam conscientemente na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4686_TB534_14102024194146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFISA BEZERRA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "RAFISA" "autor_email" => "vasconcelosrafisa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }