Este artigo tem por objetivo analisar os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (2005), como fundamento epistemológico do método dialético que contribui para a elaboração do conhecimento na perspectiva de transformação social, considerando a teoria histórico-cultural em que o conhecimento científico e a humanização são imprescindíveis para a o desenvolvimento da práxis educativa e pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa que se configura como um estudo teórico sobre a PHC de modo a contribuir com a discussão da função social da escola e a prática docente consciente na perspectiva histórico-crítica. Professores comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, buscam aporte teórico de uma educação transformadora que se constitui um caminho de superação dos déficits sociais e educacionais atuais. Compreendemos que essa tendência possibilita a reorganização do processo educativo, da trajetória político-pedagógica para a transformação da prática educativa, e construção do conhecimento científico com consciência sócio-crítica. O professor mediador provoca a problematização e a instrumentalização teórico-prática e científica da realidade, a fim de que os estudantes signifiquem o saber construído historicamente. A PHC compreende a relação homem-mundo-cultural na sociedade, bem como a educação e o seu poder de transformação social, uma vez que o conhecimento científico sistematizado contribui para o desenvolvimento intelectual, cultural e consciente dos condicionantes histórico-sociais da educação. Consideramos que o estudo teórico constata a relevância da ruptura com a alienação e a barbárie a partir de uma prática docente voltada para a formação humana crítica fundada na PHC (Prática Social; Problematização; Instrumentalização; Catarse; Prática Social) em que os educandos se posicionam conscientemente na sociedade.