Os recursos didáticos utilizados para facilitar o Ensino de Ciências, voltado aos estudantes com deficiência, possuem a capacidade de transformar positivamente o cenário de ensino-aprendizagem marcado por um processo histórico de segregação social, ao promover aulas de ciências mais interativas e inclusivas aos estudantes. Para tanto, a elaboração de estratégias de ensino pautadas na utilização de metodologias ativas funciona como um aporte para a efetivação de uma educação inclusiva, uma vez que objetiva conduzir o estudante a posição de protagonista do conhecimento e de fornecer ao processo educativo um caráter lúdico que seja capaz de estimular a construção do conhecimento através, sobretudo, do desenvolvimento de diferentes habilidades e da valorização da identidade do sujeito. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir da elaboração de recursos lúdico-pedagógicos para os estudantes com deficiência de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondentes ao ciclo III e IV, que caracterizam as séries dos anos iniciais da escola-campo do Programa da Residência Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), suprojeto Biologia Campus I. Foram elaborados cinco recursos, direcionados aos conteúdos específicos da disciplina de ciências: modelo didático tridimensional sobre “células eucariontes”, “biobingo” para trabalhar a “coleta seletiva”, jogo de tabuleiro sobre “poluição da água e doenças associadas”, dominó e uma fábula para tratar da “classificação dos seres vivos”. Através da utilização dos materiais produzidos, foi observado um entusiasmo significativo dos estudantes em relação às aulas de ciências e isso permitiu atender às demandas particulares dos sujeitos e contemplar a construção de um ensino que valoriza o trabalho coletivo.