Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A INSERÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111008
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3002
    "inscrito_id" => 2025
    "titulo" => "VIVÊNCIA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A INSERÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO"
    "resumo" => "A educação brasileira teve um reconhecimento significativo na etapa da Educação Infantil, principalmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, a qual trouxe inúmeras alterações para a educação básica. O estudo se refere a vivência de professores da Educação Infantil com a inserção da BNCC nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão/MA. A escolha da temática ocorreu por considerar a BNCC um documento de grande relevância e a inquietação dos professores de buscarem entender a Base e como colocá-la em prática. Tendo como objetivo analisar o nível de compreensão da Base Nacional Comum Curricular por parte dos professores de Educação Infantil nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão, identificando como a Educação Infantil aparece nas propostas curriculares, além de descrever os desafios e possibilidades, tendo como foco as práticas dos professores e sua formação em relação a Base Nacional já inserida no cotidiano escolar. A investigação se configura como natureza básica. Quanto ao problema, se caracteriza como mista fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, sendo descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando-se para o processo de coleta de dados, um roteiro de entrevista. A partir da investigação, constatou-se que os professores têm o conhecimento da BNCC, compreendem e a aplicam no seu cotidiano. O estudo atendeu aos objetivos pretendidos e certificou-se que a BNCC está contida nas propostas curriculares das escolas investigadas, sendo cumprida conforme o exigido, até mesmo por ser um documento de caráter normativo. Outrossim, tem-se alguns desafios, no entanto, as contribuições os superam, permitindo um trabalho e um aprendizado mais eficaz, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento e o centro do processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2025_TB3002_15102024125822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERONICA OLIVEIRA SIMÃO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA"
    "autor_email" => "mvosimao0311@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111008
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3002
    "inscrito_id" => 2025
    "titulo" => "VIVÊNCIA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A INSERÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO"
    "resumo" => "A educação brasileira teve um reconhecimento significativo na etapa da Educação Infantil, principalmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, a qual trouxe inúmeras alterações para a educação básica. O estudo se refere a vivência de professores da Educação Infantil com a inserção da BNCC nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão/MA. A escolha da temática ocorreu por considerar a BNCC um documento de grande relevância e a inquietação dos professores de buscarem entender a Base e como colocá-la em prática. Tendo como objetivo analisar o nível de compreensão da Base Nacional Comum Curricular por parte dos professores de Educação Infantil nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão, identificando como a Educação Infantil aparece nas propostas curriculares, além de descrever os desafios e possibilidades, tendo como foco as práticas dos professores e sua formação em relação a Base Nacional já inserida no cotidiano escolar. A investigação se configura como natureza básica. Quanto ao problema, se caracteriza como mista fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, sendo descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando-se para o processo de coleta de dados, um roteiro de entrevista. A partir da investigação, constatou-se que os professores têm o conhecimento da BNCC, compreendem e a aplicam no seu cotidiano. O estudo atendeu aos objetivos pretendidos e certificou-se que a BNCC está contida nas propostas curriculares das escolas investigadas, sendo cumprida conforme o exigido, até mesmo por ser um documento de caráter normativo. Outrossim, tem-se alguns desafios, no entanto, as contribuições os superam, permitindo um trabalho e um aprendizado mais eficaz, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento e o centro do processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2025_TB3002_15102024125822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERONICA OLIVEIRA SIMÃO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA"
    "autor_email" => "mvosimao0311@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação brasileira teve um reconhecimento significativo na etapa da Educação Infantil, principalmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, a qual trouxe inúmeras alterações para a educação básica. O estudo se refere a vivência de professores da Educação Infantil com a inserção da BNCC nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão/MA. A escolha da temática ocorreu por considerar a BNCC um documento de grande relevância e a inquietação dos professores de buscarem entender a Base e como colocá-la em prática. Tendo como objetivo analisar o nível de compreensão da Base Nacional Comum Curricular por parte dos professores de Educação Infantil nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão, identificando como a Educação Infantil aparece nas propostas curriculares, além de descrever os desafios e possibilidades, tendo como foco as práticas dos professores e sua formação em relação a Base Nacional já inserida no cotidiano escolar. A investigação se configura como natureza básica. Quanto ao problema, se caracteriza como mista fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, sendo descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando-se para o processo de coleta de dados, um roteiro de entrevista. A partir da investigação, constatou-se que os professores têm o conhecimento da BNCC, compreendem e a aplicam no seu cotidiano. O estudo atendeu aos objetivos pretendidos e certificou-se que a BNCC está contida nas propostas curriculares das escolas investigadas, sendo cumprida conforme o exigido, até mesmo por ser um documento de caráter normativo. Outrossim, tem-se alguns desafios, no entanto, as contribuições os superam, permitindo um trabalho e um aprendizado mais eficaz, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento e o centro do processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.