A educação brasileira teve um reconhecimento significativo na etapa da Educação Infantil, principalmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, a qual trouxe inúmeras alterações para a educação básica. O estudo se refere a vivência de professores da Educação Infantil com a inserção da BNCC nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão/MA. A escolha da temática ocorreu por considerar a BNCC um documento de grande relevância e a inquietação dos professores de buscarem entender a Base e como colocá-la em prática. Tendo como objetivo analisar o nível de compreensão da Base Nacional Comum Curricular por parte dos professores de Educação Infantil nas escolas públicas do município de Santana do Maranhão, identificando como a Educação Infantil aparece nas propostas curriculares, além de descrever os desafios e possibilidades, tendo como foco as práticas dos professores e sua formação em relação a Base Nacional já inserida no cotidiano escolar. A investigação se configura como natureza básica. Quanto ao problema, se caracteriza como mista fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, sendo descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando-se para o processo de coleta de dados, um roteiro de entrevista. A partir da investigação, constatou-se que os professores têm o conhecimento da BNCC, compreendem e a aplicam no seu cotidiano. O estudo atendeu aos objetivos pretendidos e certificou-se que a BNCC está contida nas propostas curriculares das escolas investigadas, sendo cumprida conforme o exigido, até mesmo por ser um documento de caráter normativo. Outrossim, tem-se alguns desafios, no entanto, as contribuições os superam, permitindo um trabalho e um aprendizado mais eficaz, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento e o centro do processo educacional.