INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114806 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8474 "inscrito_id" => 20307 "titulo" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Com os avanços na área da saúde e das políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência, os docentes do Ensino Superior estão cada vez mais desafiados a construir planos de aula baseados em metodologias de ensino que contemplem a complexidade dos conhecimentos específicos das disciplinas, bem como, as diferentes formas de aprender e demonstrar o conhecimento dos alunos. Neste sentido, o Núcleo de Apoio Permanência e Acessibilidade (NAPA) da IES, que acompanha os alunos diagnosticados com diferentes quadros e condições neurológicas como por exemplo TEA, TDAH, deficiência física, dislexia, entre outros, realizou dois encontros formativos com professores para tratar a temática inclusão. No primeiro encontro, realizado presencialmente, utilizou-se a metodologia do psicodrama a partir de intervenções com vivências, para a aproximação do docente à realidade destes alunos e desmistificar tabus e preconceitos quanto à capacidade de aprender do aluno com deficiência. O segundo foi realizado de forma remota com o objetivo de apresentar as estratégias institucionais e as orientações para a inclusão. Os resultados destas intervenções foram conduzidos como estudo de caso. A ação dramática e a tomada de papéis construídos coletivamente, pelos próprios docentes, permitiram a oportunidade de dar visibilidade aos medos, às preocupações e as trocas de experiências de como lidar com as demandas que o atendimento a este público requer. A metodologia utilizada aponta os desdobramentos vivenciais como uma fonte primordial na ressignificação da atuação docente frente à inclusão e como consequência o apoio e a criação de estratégias pedagógicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20307_TB8474_21102024150511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CRITINA" "autor_email" => "crisc904@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114806 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8474 "inscrito_id" => 20307 "titulo" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Com os avanços na área da saúde e das políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência, os docentes do Ensino Superior estão cada vez mais desafiados a construir planos de aula baseados em metodologias de ensino que contemplem a complexidade dos conhecimentos específicos das disciplinas, bem como, as diferentes formas de aprender e demonstrar o conhecimento dos alunos. Neste sentido, o Núcleo de Apoio Permanência e Acessibilidade (NAPA) da IES, que acompanha os alunos diagnosticados com diferentes quadros e condições neurológicas como por exemplo TEA, TDAH, deficiência física, dislexia, entre outros, realizou dois encontros formativos com professores para tratar a temática inclusão. No primeiro encontro, realizado presencialmente, utilizou-se a metodologia do psicodrama a partir de intervenções com vivências, para a aproximação do docente à realidade destes alunos e desmistificar tabus e preconceitos quanto à capacidade de aprender do aluno com deficiência. O segundo foi realizado de forma remota com o objetivo de apresentar as estratégias institucionais e as orientações para a inclusão. Os resultados destas intervenções foram conduzidos como estudo de caso. A ação dramática e a tomada de papéis construídos coletivamente, pelos próprios docentes, permitiram a oportunidade de dar visibilidade aos medos, às preocupações e as trocas de experiências de como lidar com as demandas que o atendimento a este público requer. A metodologia utilizada aponta os desdobramentos vivenciais como uma fonte primordial na ressignificação da atuação docente frente à inclusão e como consequência o apoio e a criação de estratégias pedagógicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20307_TB8474_21102024150511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CRITINA" "autor_email" => "crisc904@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }