Este estudo tem como temática a inclusão de pessoas surdas no âmbito do ensino superior. No Brasil, a exclusão social ainda é algo muito presente em diversos casos, sejam eles referentes a sexualidade, religião, cultura ou a pessoa com deficiência. A pesquisa teve como objetivo analisar a inclusão de pessoas surdas no curso de licenciatura em Educação Física em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em termos metodológicos, este trabalho utilizou a abordagem qualitativa e o método de um estudo de caso, que busca estudar de forma empírica as vivências e situações relevantes referentes à inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdez. Os sujeitos da pesquisa são alunas surdas devidamente matriculadas no curso de licenciatura em Educação Física e o local da pesquisa é um campus do IFCE. A coleta de dados aconteceu através de uma entrevista coletiva com os sujeitos, onde fez-se necessário o auxílio de dois tradutores/intérpretes de Libras para a execução do estudo com as alunas surdas. Para a realização da análise dos dados foi utilizado uma comparação do material coletado com a revisão de literatura, além das observações do autor da pesquisa durante a entrevista. Diante disso, a pesquisa teve como resultado a descrição dos procedimentos adotados pela instituição para a inclusão e permanência dos sujeitos, a caracterização das dificuldades encontradas ao longo dos semestres, como também os fatores que permitem que aconteça uma educação inclusiva de fato dentro do curso de Educação Física. Com base nos achados neste estudo, é possível perceber que as dificuldades encontradas pelos surdos para ingressar e se manter em uma instituição de ensino superior são grandes, sendo lutas constantes para que aconteça a igualdade dentro dos espaços institucionais.