Questões relacionadas ao bem-estar nutricional e as práticas alimentares de jovens e adolescentes permeiam entre as principais preocupações apontadas pelos órgãos da saúde e da educação como relevantes de serem analisadas e tratadas. Considerando que o ambiente escolar consiste em um espaço de vivências relacionadas ao desenvolvimento do indivíduo socialmente, torna-se um fator preponderante analisar aspectos alimentares relacionados à educação. Pensando nisso, o presente estudo pretendeu traçar o perfil alimentar dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual situada no município de São Raimundo Nonato/PI, identificando os hábitos alimentares dos mesmos durante uma semana. A pesquisa utilizada foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Para isso, utilizamos dois instrumentos de coleta de dados: 1) Agenda Alimentar (AGA), para identificar a dieta alimentar no período de uma semana dos estudantes participantes, e, 2) um questionário para levantar as concepções dos estudantes sobre Alimentação e Nutrição. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar dentro da AGA que a frequência alimentar dos alunos era baseada no consumo elevado de carboidratos simples e o pouco consumo de verduras e frutas. Os dados também apontam o alto índice de lanches de fast-food como hambúrguer e salgados no lugar de uma refeição saudável. Pode- se perceber com esses dados que, os hábitos alimentares dos alunos não estão adequados, no qual eles correm o risco de adquirir em curto ou em médio prazo doenças crônicas não-transmissíveis, como: obesidade e diabetes, o que reflete também a relevância de construir novas formas de abordar essa temática no ambiente escolar.