A Educação é um direito universal resguardado por lei para todos os indivíduos em sociedade, assim, constituindo princípio fundamental para a formação de qualquer cidadão. Nesse aspecto, é importante destacar o papel da Educação Inclusiva como meio de viabilizar o acesso à educação igualitária, promover um ambiente de aprendizagem que valoriza a diversidade e permitir o pleno desenvolvimento de cada indivíduo, independentemente de qualquer necessidade da Pessoa com Deficiência (PCD). Nesse cenário, o IFMA Campus Caxias sempre foi uma Instituição que zelou pelo compromisso de garantir a democratização do ensino e de oportunidades para com a comunidade, assim sendo, o curso superior de Bacharelado em Ciência da Computação precisa adaptar-se para atender as necessidades de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), independentemente do nível de suporte. Para o desenvolvimento deste relato, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com o intuito de avaliar o estado da arte sobre descobertas, técnicas e ferramentas empregadas para o ensino de programação a estudantes com TEA. Logo, o objetivo deste artigo é relatar as experiências vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem, com o propósito de reafirmar este debate necessário sobre a Educação Inclusiva e Tecnológica, além de compartilhar as descobertas realizadas. Assim, observou-se que todos os indivíduos possuem suas individualidades e as mesmas não podem ser desconsideradas no processo educacional, pelo contrário, podem ser utilizadas para estabelecer uma conexão mais profunda com o que se quer ensinar. Portanto, conclui-se que não existe um método educacional universal a ser imposto, o que existe são pessoas, indivíduos brilhantes com potencial inexplorado, que precisam ser ouvidas, compreendidas e incentivadas através de sua própria linguagem.