Alunos de matemática têm contato com equações desde o 7º ano do ensino fundamental cujas habilidades requeridas, segundo a BNCC, são modelar problemas e resolver a equação polinomial do 1º grau. A partir de então, outros tantos elementos da álgebra serão sistematicamente apresentados aos alunos nos anos subsequentes de ensino. Dessa forma tantos os tipos de equações, quanto às habilidades para lidar com elas serão também ampliadas. Pensando na formação do professor de matemática toda licenciatura em matemática apresenta em sua matriz curricular disciplinas de cálculo diferencial e integral. O licenciando que é apresentado às ferramentas de diferenciação parcial e a algumas técnicas básicas de integração de funções ainda se depara com “o mesmo problema” apresentado desde o 7º ano. Claro que, neste último, com maiores desdobramentos e ferramentas matemáticas envolvidas, mas em essência, as habilidades envolvidas são as mesmas. Este trabalho tem por objetivo evidenciar os elementos da matemática básica que são necessários conhecer e utilizar para resolver a equação do calor pela transformada de Fourier. O foco será voltado ao método de resolução e suas ferramentas e não a solução do problema de fato, embora ela também será evidenciada. Nesta pesquisa-ação qualitativa serão utilizados questionários, listas de exercícios dirigidas, análise documental e observação participante para respaldar, apresentar e analisar os dados relacionados onde os participantes são alunos da licenciatura em matemática que já cursaram cálculo 3.